A 22ª edição da Parada LGBT de Copacabana, a segunda maior do país, vai depender de uma vaquinha online para acontecer este ano. Por falta de apoio da prefeitura, os organizadores buscam alternativas para custear o desfile. Eles estimam que serão necessários R$ 600 mil para realizar o evento. A prefeitura propõe o Outubro Rosa para substituir a festa tradicional da Avenida Atlântica.

Os organizadores do Grupo Arco-Íris, responsáveis pela Parada, abrirão um financiamento coletivo no site da Benfeitoria, a partir da próxima segunda-feira, para custear a festa. A expectativa de arrecadação é de R$ 300 mil a 350 mil. O restante, eles esperam obter em parcerias com o setor privado. Claudio Nascimento, fundador e coordenador da Parada do Orgulho LGBT-Rio 2017, explica que a vaquinha foi a única alternativa que a equipe encontrou para garantir a festa.
— Sem apoio da prefeitura, precisaremos da ajuda da sociedade. Não só do público que se declara LGBT, mas de todos que simpatizam com nosso movimento — explica.
A festa deste ano, que aconteceria no dia 15 de outubro, será realizada agora no dia 19 de novembro. Como adiantado por Ancelmo Gois, em sua coluna no “Globo”, a data precisou ser postergada porque a prefeitura diz não ter recursos para custear o desfile.
Os recursos são necessários para organizar o evento, custear a estrutura, garantir a segurança, ordenar o trânsito e instalar banheiros químicos. A Riotur, por sua vez, afirma que a prefeitura buscou parcerias privadas para manter a festa, mas que não houve interesse do setor. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a alternativa encontrada foi a criação do Outubro da Diversidade, com Paradas LGBTs no Sambódromo, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
Com informações do Extra
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] E Daniela Mercury vai estrelar a Parada Gay do Rio, no dia 19. Ela abriu mão do cachê para participar da festa, na Praia de […]
[…] A novela Pega Pega vai abordar um assunto real, no qual o público de casa poderá interferir positivamente para uma boa causa. A trama entrará na campanha pela obtenção de recursos para a Parada LGBT+ do Rio de Janeiro, que sofreu corte de incentivo da prefeitura. […]