A 22ª edição da Parada LGBT de Copacabana, a segunda maior do país, vai depender de uma vaquinha online para acontecer este ano. Por falta de apoio da prefeitura, os organizadores buscam alternativas para custear o desfile. Eles estimam que serão necessários R$ 600 mil para realizar o evento. A prefeitura propõe o Outubro Rosa para substituir a festa tradicional da Avenida Atlântica.

GAY BLOG BR by SCRUFF
parada copacabana
Parada LGBT lotou a orla de Copacabana no ano passado Foto: Mônica Imbuzeiro / Extra / 18.05.2016

Os organizadores do Grupo Arco-Íris, responsáveis pela Parada, abrirão um financiamento coletivo no site da Benfeitoria, a partir da próxima segunda-feira, para custear a festa. A expectativa de arrecadação é de R$ 300 mil a 350 mil. O restante, eles esperam obter em parcerias com o setor privado. Claudio Nascimento, fundador e coordenador da Parada do Orgulho LGBT-Rio 2017, explica que a vaquinha foi a única alternativa que a equipe encontrou para garantir a festa.

— Sem apoio da prefeitura, precisaremos da ajuda da sociedade. Não só do público que se declara LGBT, mas de todos que simpatizam com nosso movimento — explica.

A festa deste ano, que aconteceria no dia 15 de outubro, será realizada agora no dia 19 de novembro. Como adiantado por Ancelmo Gois, em sua coluna no “Globo”, a data precisou ser postergada porque a prefeitura diz não ter recursos para custear o desfile.

Os recursos são necessários para organizar o evento, custear a estrutura, garantir a segurança, ordenar o trânsito e instalar banheiros químicos. A Riotur, por sua vez, afirma que a prefeitura buscou parcerias privadas para manter a festa, mas que não houve interesse do setor. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a alternativa encontrada foi a criação do Outubro da Diversidade, com Paradas LGBTs no Sambódromo, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.


Com informações do Extra

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

2 COMENTÁRIOS