No último domingo, dia 27 de setembro, 50 embaixadores e representantes de organizações internacionais assinaram uma carta aberta para que a Polônia seja um lugar mais inclusivo quanto aos direitos dos LGBTs.

GAY BLOG BR by SCRUFF

“Expressamos nosso apoio aos esforços para aumentar a conscientização pública sobre as questões que afetam a comunidade lésbica, gay, bissexual, transgênero e intersexual (LGBTI) e outras comunidades na Polônia que enfrentam desafios semelhantes” – disse a carta assinada pelos diplomatas (via Sputnik).

Na Polônia, o partido que governa o país é o “Lei e Justiça”, conhecido por ser contrário aos direitos dos LGBTQIA+, ou como eles chamam, “ideologia LGBT”, comparando a promoção dos direitos da comunidade a algo mais perigoso que o comunismo.

Em resposta a carta dos embaixadores, o primeiro-ministro Mateusz Mowariecki disse concordar que todos merecem respeito, mas discorda que os LGBTs sejam privados disso no país.

“Caros embaixadores, só posso dizer que a tolerância está no DNA dos polacos. Ninguém precisa nos ensinar a  tolerância” – disse, em uma conferência de imprensa (via Notícias ao Minuto).

Tanto o presidente quanto muitos deputados consideram o movimento LGBT como uma ameaça às famílias tradicionais. No entanto, a embaixadora norte-americana, Georgette Mosbacher, diz que “os direitos humanos não são uma ideologia, são universais”.

Em resposta a Mosbacher, o vice-presidente do partido Lei e Justiça, Joachim Brudzinski, disse no Twitter:

“Estamos aguardando com esperança pela próxima carta, desta vez em defesa de cristãos assassinados, ativistas #pró-vida presos, pessoas despedidas do trabalho e perseguidas por citarem a Bíblia, pessoas sujeitas à eutanásia contra a sua vontade”. Bruzinski também em outro post no Twitter disse que “A Polônia sem LGBT é mais bonita”.

O movimento LGBT na Polônia é crescente e a carta dos embaixadores procura homenagear o trabalho deles, já que o aumento da hostilidade levou muitos a saírem do país para poderem viver livremente. O objetivo dos ativistas LGBT é que haja a aprovação de uma lei que criminalize o discurso de ódio contra as pessoas com base em sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".