Serasa oferece atendimento gratuito no Centro de Cidadania LGBTI

Serviço focado em orientação financeira será realizado no dia 15 de agosto, na região central de São Paulo (capital)

Na próxima quarta-feira, dia 15 de agosto de 2018, das 9h às 18h, a Serasa Experian estará presente no Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas (endereço: Rua Visconde de Ouro Preto nº 118 – Consolação) para oferecer serviços gratuitos, como consulta de CPF, orientação para renegociação de dívidas e palestras de Educação Financeira.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, responsável pelo Programa Transcidadania, a iniciativa tem como objetivo – além de levar informação à comunidade do entorno – ajudar pessoas transgênero em situação de vulnerabilidade socioeconômica, esclarecendo dúvidas sobre como regularizar pendências financeiras e oferecendo orientações para lidar melhor com o dinheiro.

“Nossa intenção é ajudar toda população da região, mas principalmente o público trans que precisa de apoio em várias esferas para se reintegrar na sociedade”, diz a gerente de Sustentabilidade Corporativa da Serasa Experian, Andréa Regina.

Para o Gil Marçal, coordenador do Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas, a atividade é importante por propiciar conhecimentos e procedimentos para a organização da vida financeira, rendimentos e consumo consciente. “Entendemos que essa formação possibilitará maior autonomia e emancipação financeira e, por consequência, a ampliação da cidadania do nosso público beneficiário, afirma Marçal.

As palestras de educação financeira serão conduzidas de forma voluntária por um especialista da Serasa Experian e vão abordar temas sobre como manter o controle do orçamento doméstico, cuidados com o comprometimento de renda, entre outros.

AGENDA

Ação Gratuita de Educação Financeira
Data: 15 de agosto de 2018
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Cidadania LGBTI Luiz Carlos Ruas
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 118 – Consolação
Telefone: (11) 3225-0019

Imprescindível levar o número do CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho) para fazer a consulta ao CPF.

Sobre o Programa Transcidadania

 O Transcidadania é um programa para pessoas travestis, mulheres transexuais e homens trans em vulnerabilidade social. O foco do programa é a elevação escolar, profissionalização e preparação para o mercado de trabalho. Por meio deste programa as pessoas são reinseridas no ambiente escolar e participam de oficinas e cursos disponibilizados pelos Centros de Cidadania LGBTI com o objetivo de elevar a capacitação, além de promover a reintegração social e o resgate da cidadania.

Com a descentralização do programa, em 2017, foi fortalecida a política de forma regionalizada, tornando o acesso ao serviço ainda mais democrático, ou seja, próximo das pessoas de todas as regiões do município de São Paulo.

Os Centros de Cidadania LGBT – além de fazer acompanhamento jurídico, social, pedagógico e psicológico das beneficiárias e beneficiários do Programa Transcidadania – têm papel fundamental na sensibilização e capacitação da rede de serviços públicos locais, como escolas, unidades básicas de saúde e demais serviços socioassistenciais no que se refere ao direito à educação para todas e todos, respeito ao nome social e respeito à identidade de gênero e orientação sexual.