GAY BLOG BR by SCRUFF

O jornalista da RecordTV Matheus Ribeiro, que ficou nacionalmente conhecido por ter sido o primeiro apresentador homossexual a apresentar o Jornal Nacional (Rede Globo), encabeça a nova campanha do app WhatsApp.

A campanha tem objetivo de conscientizar os usuários sobre os recursos de segurança do aplicativo para não cair em golpes, como o roubo de contas. As dicas incluem não compartilhar o código de ativação do WhatsApp, ativar a confirmação em duas etapas do app, desconfiar de mensagens e ligações suspeitas e jamais baixar aplicativos de terceiros (não desenvolvidos pelo WhatsApp) a pedido de supostos atendentes.

“É uma campanha para alertar sobre os golpes de roubo de conta, com dicas simples para os usuários se protegerem” – disse Matheus Ribeiro ao Gay Blog Br. “Fiquei bem feliz com o trabalho, porque acaba sendo algo de utilidade pública, papel que já cumpro como jornalista”, completou.

“Nosso objetivo com essa campanha é mostrar ao usuário do WhatsApp que a empresa está próxima e que ele tem total controle sobre sua conta, reforçando os principais cuidados para protegê-la. Também colocamos o canal de suporte à disposição, em português, para a resolução dessa questão do roubo das contas”, explica Taciana Lopes, líder de Consumer Marketing no Facebook Brasil.

Assista ao vídeo:

@gayblogbr

#Whatsapp convoca jornalista #MatheusRibeiro para campanha de segurança do app 📲

♬ som original – GAY BLOG BR 🌈 by SCRUFF 🐾

Confira abaixo o que fazer caso tenha sua conta roubada:

  • Solicite a verificação da conta via SMS. Reinstale o WhatsApp, entre com seu número de telefone e confirme o código de seis dígitos que você receber via SMS. Dessa forma, qualquer indivíduo que usar sua conta será desconectado automaticamente.
  • Notifique amigos e família. Muitos golpistas usam sua lista de contatos para solicitar informações sigilosas e pedir depósitos em dinheiro. Se sua conta for violada, entre em contato com pessoas próximas para que ninguém possa se passar por você.
  • Entre em contato com a equipe de atendimento do WhatsApp. Mande um e-mail para support@whatsapp.com. O e-mail pode ser enviado em português e no assunto deve conter informações como “Conta clonada/roubada” mais o número em formato internacional (+55 XX…). Exemplo: Conta roubada / +55 11 1234-5678.
  • Amplie sua camada de segurança ativando a confirmação em duas etapas. A confirmação em duas etapas é um recurso opcional que, ao ativado, exige um PIN de seis dígitos de verificação se houver uma tentativa de entrada no seu número de WhatsApp. Esse código, assim como o SMS do WhatsApp, não deve ser compartilhado com ninguém. Saiba mais aqui.

Em caso de tentativa de roubo de conta, o WhatsApp também ressalta que a criptografia de ponta a ponta do aplicativo não é comprometida. Ou seja, o golpista não tem acesso a mensagens anteriores que estão armazenadas no seu telefone.

Para mais informações sobre contas roubadas, acesse aqui.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"