Quando as Sereias Tropicanas estrearam no carnaval brasiliense, em 2019, 20 mil pessoas dançaram ao som de muito axé e fuleragens nostálgicas. Para este ano, o Bloco promete um carnaval ainda mais performático, cênico, musical e dançante e desfila sob o tema Quem não acredita em sereia não conhece os segredos do mar.

Bloco Sereias Tropicanas promete um carnaval cênico, musical e performático em Brasília
Sereias Tropicanas – Crédito: Humberto Araújo

Ao longo da folia, os segredos do mar serão revelados por mais de 40 artistas da dança, do circo, do teatro e da performance. “Há dois meses que estamos ensaiando um espetáculo inédito que, além de Brasília, será apresentado no Chile e na Argentina”, anuncia o produtor Guylherme Almeida.

No ano passado, ele e o coprodutor Gustavo Letruta transformaram o Setor Comercial Sul em um arquipélago de diversão para a comunidade LGBTQIA+ e simpatizantes e prometem surpresas para este ano. O bloco contará com a Banda Sereias TropicanasDJ Karla TestaDJ Guy e DJ Larissa Hollywood, ao som de muito axé anos 90.

Estreante à frente das pick-ups, o produtor do bloco Guylherme Almeida (DJ Guy), está revisitando a memória musical que marcou sua infância no Riacho Fundo (Região Administrativa natal do produtor). “Sempre mantive um relacionamento íntimo com a música e vou levar para os foliões um resgate afetivo com canções tiradas do fundo do baú”, revela. Conhecido produtor cultural, Guy, dentre vários trabalhos, já compôs a curadoria de eventos como “Todos os Sons”, “Aniversário de Brasília”, “Réveillon de Brasília” e “Setor Carnavalesco Sul”.

O bloco sai na segunda-feira de carnaval (24/2), no Setor Comercial Sul, a partir das 16h e com entrada franca. Nele, são bem-vindas todas as identidades desde que mantenham duas premissas: respeito e amor ao próximo. “As sereias se multiplicaram, criando um arquipélago plural de afetos, cores, dança e suingue. O bloco será um espetáculo carnavalesco, cenográfico e coreográfico de grande impacto para os foliões”, reforça Letruta.

Sobre o ritmo que embala esse carnaval marítimo, o produtor Guylherme descreve: “Sabe aquelas músicas que, quando tocam, todo mundo se sacode, dança e faz coreografia? Esse é o sentimento que queremos criar”.

As Sereias Tropicanas são madrinhas das folias Vou Embora Com o Circo (22/02, às 9h), Led’s Go Gay (22/02, às 19h), Bloco do Fundão (28/02) e Gregos&Goianos (29/02).

Esse projeto é realizado com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF – fomento do FAC – e conta com recursos de Emenda Parlamentar do projeto “Carnaval de Todas as Cores”, do Deputado Distrital Fábio Felix (PSOL/DF).

Serviço:
Bloco Sereias Tropicanas
Local: 
Setor Comercial Sul – Brasília, DF
Dia e horário: 24 de fevereiro de 2020, das 16h às 23h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações: sereiastropicanas@gmail.com
Instagram: @blocosereiastropicanas