GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

Existe um provérbio holandês que diz “Mantenha seu dedo no pulso” (“De vinger aan de pols houden”), que remete à checagem constante dos sinais vitais através dos batimentos cardíacos. Este possivelmente é o lema da gestão do Avila Beach, o hotel mais antigo de Curaçao.

Review: Avila Beach Hotel, Curaçao
Avila Beach é o hotel mais antigo de Curaçao. Foto: Vinícius Yamada

Próximo ao histórico bairro Punda, a primeira construção do Avila é de 1780, onde atualmente funciona a recepção. O que hoje temos como hotel quatro estrelas, anteriormente serviu como residência de governantes ingleses até meados de 1800, acolheu o revolucionário Simón Bolívar e suas irmãs após o fracasso da primeira etapa da revolta na Venezuela em 1812, foi um hospital particular no final da Segunda Guerra Mundial e, a partir da década de 1950, se tornou o hotspot preferido de turistas de alto status social. É onde, por exemplo, a realeza holandesa sempre se hospedou, tendo recentemente recebido o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima (atuais monarcas) como hóspedes em 2018.

Entender e servir ao contexto de cada década para nunca perder seus sinais vitais é o dedo no pulso que o Avila mantém. A certeza disso se tem, agora em 2021, ao entrar em qualquer uma de suas 157 acomodações (131 quartos e 26 apartamentos) e se surpreender com instalações bastante modernas. Por fora, arquitetura secular, por dentro, o futuro.

Um das praias particulares do Avila - Foto: Vinícius Yamada
Praias particular do Avila Beach Hotel – Foto: Vinícius Yamada

Outra tradição conhecida do Avila é a sua hospitalidade com a comunidade LGBTQIA+, seguindo o posicionamento de Curaçao, que se vende como “a ilha mais friendly do Caribe”. Em seu site, o hotel reforça: “Nossa política inclusiva reflete o fato de sermos o primeiro hotel em Curaçao a se tornar um membro da IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association). Nossa equipe está preparada para não fazer distinções e somos muito procurados para realização de cerimônias de casamento de hóspedes gays e lésbicas em nossas dependências. Seja no seu banho, cerimônia de compromisso, jantar romântico ou lua de mel, nossos departamentos de reservas e eventos terão o maior prazer em ajudá-lo a planejar os detalhes do seu dia especial”. E, de fato, ali um casal de lésbicas se beija tranquilamente na praia do hotel Avila sem ser alvo olhares tortos, nem por parte dos colaboradores, nem por parte dos hóspedes.

Sobre o staff, a equipe é espontaneamente prestativa e cuidadosa, ao ponto de decorar  seu lugar na praia para levar o seu drink predito e até receber boas-vindas pessoalmente da gerente geral, a simpatissíssima Germaine.

Há duas praias privativas no Avila - Foto: Vinícius Yamada
Há duas praias privativas no Avila – Foto: Vinícius Yamada

DUAS PRAIAS 🏖️

Enquanto a maioria dos grandes hotéis de Curaçao oferecem uma praia particular, o Avila oferece duas. Ambas são calmas, protegidas das ondas grandes por uma pequena muralha de pedras. É possível emprestar do hotel uma prancha de stand up paddle e/ou um snorkel para apreciar os belos recifes da casa.

Na areia estão disponíveis guarda-sóis, quiosques, espreguiçadeiras e um bar que serve drinks e aperitivos. Outro detalhe gentil do Avila é colocar dispensers, como aqueles de álcool em gel, mas com protetor solar da marca Raw Elements.

Pedra fotogênica - Foto: Vinícius Yamada
Pedra fotogênica – Foto: Vinícius Yamada

Também há uma piscina com borda infinita com vista para o mar, bem fotogênica, perto do “Octagon Museum”.

MUSEU 🏛️

Ainda resgatando parte da história, o hotel transformou em museu o prédio octogonal de dois andares onde Simón Bolívar ficou antes de reunir as forças armadas para pôr fim ao domínio colonial espanhol na América do Sul. Nomeado de “Octagon Museum”, o local está aberto para visitação às terças, quartas e sextas-feiras, das 10 às 12h. Além do museu, obras de arte diversas, como esculturas, também estão estrategicamente distribuídas por todo o hotel.

Em 2007, uma ala foi construída próxima a este museu. Também batizada de “Octagon”, o complexo contemporâneo abriga loja de conveniência, salão de beleza, loja de souvenirs e 68 quartos, entre eles a Suíte Bolívar, a hospedagem mais luxuosa e querida do hotel. Foi feito ali, também em frente a este complexo, um pátio para realização de casamentos, shows, feiras e eventos diversos.

QUARTOS APARTAMENTOS 🏨

Outras alas além da Contemporary Octagon foram construídas após 1780, obviamente. A “La Belle Alliance”, uma referência à batalha de mesmo nome realizada em 1815 contra Napoleão Bonaparte, traz vários formatos de hospedagem: os quartos (Deluxe e Oceanfront), os apartamentos (de um ou dois quartos) e a Penthouse, que possui 160 m².

Como dito anteriormente, as instalações são bastante modernas. No quarto “La Belle Alliance Apartment 1 bedroom”, por exemplo, os 75 m² incluem uma grande varanda que com uma mesa de quatro lugares e uma espreguiçadeira, uma cozinha americana totalmente equipada (incluindo até máquina de lavar louças), uma sala de estar bastante espaçosa, um lavabo na entrada com chuveiro e uma suíte com banheiro equipado com pia dupla e admirável closet.

Banheiro da suíte - Foto: Vinícius Yamada
Banheiro da suíte – Foto: Vinícius Yamada

CARIBBEAN KITCHEN 👨‍🍳

Além do bar da piscina e do “Schooner Bar”, o bar de praia mais antigo de Curaçao, há dois restaurantes: “The Pen”, que funciona durante todo o dia e também serve jantar, e o “Blues”, que abre apenas para o jantar e a procura é tanta que se faz necessário fazer reserva.

O Blues Restaurant tem bons preços e um cardápio bastante atraente para os amantes de frutos do mar. De entrada, tem uma opção que merece atenção, o “Local Must Try Sopi Marisko”, que parece uma releitura luxuosa dos apetitosos caldinhos de praia do nordeste brasileiro. As opções com o peixe típico da ilha, o “Red Snapper”, também devem ser fortemente consideradas e, no Blues, há até ceviche com a cioba.

Blues Restaurant, momentos antes de funcionar - Foto; Vinícius Yamada
Blues Restaurant, momentos antes de funcionar – Foto; Vinícius Yamada
Vista do Blues Restaurant - Foto: Vinícius Yamada
Vista do Blues Restaurant – Foto: Vinícius Yamada

ROMANCE, SPA, ACADEMIA E SUSTENTABILIDADE

Para os apaixonados, o hotel oferece como serviço a preparar um jantar à luz de velas na areia. Como dito anteriormente, o Avila conta se orgulhar por receber muitas cerimônias de casamentos LGBT+.

Também é possível encontrar no Avila o serviço de SPA com massagem e academia. Para evitar aglomerações, é preciso reservar um horário para frequentar a academia.

Outro ponto importante a se relatar é a responsabilidade socioambiental do hotel, que faz deixa claro que atua de seis maneiras: colaborando com escolas locais, plantamos de árvores no Haiti, contratação de funcionários nascidos e criados em Curaçao, incentivo ao programa Pack for a Purpose, ajudando colaboradores com estudos na Cornell University em claro, reciclando. As medidas de reciclagem ganharam dois prêmios em 2013: “Travelife Gold Award” e o “Sustainable Innovation Award”.

SERVIÇO: 

Avila Beach Hotel

Penstraat 130 Willemstad, Curaçao
Whatsapp: +5999 – 788 1949
info@avilabeachhotel.com
SITE: www.avilabeachhotel.com

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

REVIEW OVERVIEW
LGBT Friendly
Quarto
Área de lazer
Restaurantes
Staff
Localização
Publisher, publicitário, etc. || São Paulo, SP || vinicius@gay.blog.br

2 COMENTÁRIOS