GAY BLOG BR by SCRUFF

A moda conhecida como unissex, mas que hoje em dia possui diversos outros termos mais coerentes com sua definição, como Genderless, sempre teve seus adeptos e esse número cresce a cada dia. O macacão foi uma peça criada para ser nada mais do que uma peça que facilitasse a vida da classe trabalhadora, no entanto, com o tempo, ela se tornou muito mais do que o uniforme pretendido.

O macacão surgiu em torno do século XVIII na Inglaterra, geralmente era feito de tecidos resistentes como o linho e o algodão e apenas utilizado por homens que compunham a força de trabalho da época. Tal paradigma foi quebrado quando as mulheres assumiram a responsabilidade de substituir os homens convocados para participar da Primeira Guerra Mundial, período em que a peça já estava consolidada como uniforme ideal para variados tipos de trabalho.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a peça foi utilizada no famoso cartaz “We Can Do It” (fig. 1) que apresenta a Rosie the Riveter, atual ícone do feminismo, incentivando as mulheres a se juntar a força operária novamente. Foi na década de 1960 que essa vestimenta passou a se popularizar como um item fashion no guarda-roupa de homens e mulheres, em um momento que a moda andrógena ganhava força pelo mundo. Um dos símbolos desse movimento foi o cantor David Bowie, que frequentemente utilizava os macacões como parte de seu estilo glam rock. (fig. 2)

Foto: Pinterest

A jardineira, um tipo de macacão desenvolvido para os fazendeiros no final do século XIX, virou uma febre entre os jovens entre os anos de 1980 e 1990. Normalmente feita em uma modelagem mais ampla, essa peça proporciona a todos uma silhueta muito similar, independente do gênero. Muito democrática, a jardineira é usada por pessoas dos mais diferentes estilos, indo do grunge ao hip-hop.

Nos dias atuais, os limites entre a moda masculina e feminina estão a cada dia mais indefinidos, o ato de comprar seu vestuário nas duas seções se tornou habitual, por isso o número de marcas que apostam em coleções genderless está crescendo gradativamente, fazendo do macacão um item muito recorrente, sendo na passarela ou nas lojas fast fashion. As opções são infinitas, vai do clássico macacão jeans até o glamuroso macacão social, mostrando a versatilidade da peça.

Se até hoje, há polêmica em torno do uso de saias e vestidos pelos homens e as mulheres tiveram que lutar pelo direito de usar calças, o macacão sempre transitou no guarda-roupa das pessoas sem ter que enfrentar tantas barreiras. Desse modo, muitos optam por esse item, que oferece praticidade, especialmente para aqueles que ainda estão começando a se aventurar na moda genderless.     

Dentro desse novo segmento, há os mais variados gostos e estilos, mas o macacão já se mostrou como uma peça curinga, prática e versátil que se adapta a todos eles, assim como a cada nova tendência que surge com o passar do tempo. Dessa forma é um item muito útil e estiloso para se ter no guarda-roupa, podendo ser utilizado em várias ocasiões diferentes. Há muitos artistas com estilo genderless que podem ser fonte de inspiração na hora de utilizá-lo, entre eles estão Billy Porter, Harry Styles, Janelle Monae, os irmãos Willow e Jaden Smith, Kristen Stewart e Ruby Rose.

Para se inspirar  

Billy Porter

Foto: Reprodução Instagram

Billy Porter sempre chama atenção pelos seus looks muito glamorosos e deslumbrantes. Seja apostando no brilho, nas modelagens amplas ou em estampas nada discretas, esse multifacetado artista possui diversos looks com macacão para aqueles fashionistas que gostam de ser o centro das atenções.

Harry Styles

Foto: Reprodução Instagram

O estilo do cantor se modificou muito nos últimos anos, muitos creditam um pioneirismo que não deve ser dado a ele em questão a moda Genderless. No entanto, ele com certeza está ajudando a derrubar barreiras com suas roupas estilosas usadas em premiações, shows e editorias de moda. Harry Styles se veste mais discretamente no dia a dia e gosta de ousar bastante em ocasiões especiais, compondo looks que as vezes recebem críticas mas que nunca passam desapercebidos.

Janelle Monae

Foto: Divulgação

Janelle frequentemente aparece em eventos com seus clássicos terninhos, que já viraram marca registrada da cantora, mas quando opta por um visual diferente, ela adora usar macacão. Geralmente nas cores preto e branco, com estampa geométrica, que parecem ser o tipo favorito dela.

Willow Smith

Foto: AFP

A filha de Will Smith iniciou a carreira muito cedo e por isso foi possível ver o seu estilo evoluir com o passar do tempo. Apesar de o visual rocker ainda fazer parte de seu guarda-roupa, a cantora e atriz vem ganhando status de fashionista nos últimos anos. Ela sempre aparece com looks bem marcantes, como esse macacão de ar futurista no desfile da grife francesa Chanel.

Jaden Smith

Foto: Jaden Smith

Assim como sua irmã, Jaden ascendeu a fama ainda criança e durante esse período passou por várias fases em relação ao seu estilo. Similar a ela também, o artista possui um olhar bastante antenado à moda. Uma peça que ele é visto frequentemente usando é a jardineira, muito utilizada nos anos 90 e por seu pai, Will Smith, no seriado Maluco no Pedaço. O ator gosta de utilizar modelos curtos, acompanhados ou não de calça, mostrando seu estilo irreverente.

Kristen Stewart

Foto: Divulgação

Kristen é outra atriz mirim que parece ter refinado seu estilo recentemente. No dia a dia, ela preza pelo conforto e utiliza peças mais básicas, contudo seus looks em eventos sempre são uma agradável surpresa, que podem não ser do gosto de todos, mas que combinam discrição e ousadia de uma forma muito interessante. Um exemplo disso é o macacão usado por ela durante a Semana de Moda de Paris, que apesar de ser preto e ter um corte clássico, não é nada discreto graças ao brilho dos paetês que cobrem a peça por inteiro.

Ruby Rose

Foto: Ruby Rose

Ruby tem uma ligação muito forte com a moda, já tendo colaborado com marcas para a criação de coleções. Seu estilo poderia ser definido como biker chic, uma vez que peças de couro em tons de preto parecem ser muito apreciadas pela atriz, como jaquetas, calças, coletes e esse macacão utilizado por ela em um evento, acompanhado de top e coturnos da mesma cor para completar o visual.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.