GAY BLOG BR by SCRUFF

A 46ª edição do São Paulo Fashion Week recebe nesta terça (23), às 17h30, o desfile Top Five, que leva à badalada passarela da semana de moda as marcas Karine FouvryResort, LED, VankokeBorana e Studio Kalline por Eduardo Rizzotto. As grifes, de diversos estados do país, foram selecionadas dentro do programa que dá nome ao desfile e – a partir daí – receberam consultoria e acompanhamento de equipes do SebraeIn-Mod – Instituto Nacional de Moda e Design –, desde a criação até o desenvolvimento de todas as peças que serão apresentadas aos convidados. 

Calendário de desfiles São Paulo Fashion Week | SPFW N46 – 2018

MERCADO E OPORTUNIDADE
Hoje, o setor de moda emprega dois milhões de pessoas no Brasil e a expectativa é que o mercado cresça 2,6% em valor por ano, em média, até 2021. Integrar este programa é uma ótima visibilidade para os estilistas junto a renomados profissionais do mercado. 

“Os pequenos negócios, que são 98,5% das empresas do país e respondem por 54% dos empregos formais, estão conquistando espaço também na cadeia produtiva da moda de alto valor agregado. Neste cenário, o SPFW se encaixa perfeitamente na iniciativa do Sebrae de apoiar as empresas da moda a se desenvolver e conquistar novos mercados, até fornecendo para grandes marcas. Quanto mais competitivas as micro e pequenas empresas forem, mais empregos serão gerados para o setor”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.  

Desde 2016, o desfile Top 5 é realizado como fruto desta parceria e todas as marcas receberam consultorias de um grupo multidisciplinar que as auxiliaram na estruturação de suas coleções e produtos, na formatação de preço e networking, no relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem. Por meio desta oportunidade, elas ganham visibilidade e perspectiva de alavancar novos negócios.  

A iniciativa faz parte do convênio Contextualizar na Moda, firmado entre o Sebrae e o In-Mod, e oferece aos micro e pequenos empresários do setor a oportunidade de aprofundar conhecimento no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros. 

Confira abaixo o perfil das marcas que desfilam na terça-feira (23):  

Karine Fouvry Resort – DO RIO DE JANEIRO O, O CLÁSSICO DA ALFAIATARIA 
Criada em 2015, a designer francesa Karine Froury tem como desafio produzir uma alfaiataria impecável. As peças da marca têm corte irretocável, além de acabamento primoroso e um cuidado com tecidos. Para a nova coleção, a designer decidiu criar uma procissão, uma viagem espiritual, marcada pela pureza e pelo orgânico. O tom dominante é o branco e o marfim que definem a ausência de barulho, de violência, de poluição, um renascimento simbólico. 

O uso de fibras naturais como linho, algodão e seda reafirmam a ligação aos elementos orgânicos, livre de sintético, mostrando verdadeira conexão com a natureza. A coleção estará disponível com exclusividade em várias lojas do Brasil e, pela primeira vez, na CHOIX, loja conceito em São Paulo. 

LED – DE MINAS GERAIS SAEM AS ROUPAS SEM GÊNERO  
A LED nasceu em 2014 com o DNA jovem e em diálogo com a nova geração. A marca cria roupas que não delimitam gênero e defende a total liberdade para as pessoas expressarem a personalidade por meio da moda e de seus próprios padrões de beleza. Para a 46ª edição do SPFW, o estilista Célio Dias apresenta mais uma coleção -protesto Arretada, tecendo uma crítica ao modelo hegemônico da masculinidade, que carrega em seu estereótipo traços de força e virilidade mas também de violência e intolerância. 

Dentro desse conceito, a LED aposta pela primeira vez em ilustrações e traz a força e graciosidade dos veados em algumas de suas peças, ora em ilustrações e ora em bordados, ambas sendo trabalhos manuais já tão marcantes nas coleções da marca.  

As colabs, que permeiam a trajetória da LED, seguem como um dos pontos-chave para o desenho da figura proposta por Arretada. Os acessórios, calçados e bolsas usados no desfile e na campanha foram desenvolvidos exclusivamente em parceria com outras marcas mineiras, como a Box 19, DiwoNuu Shoes e Moon 

O grande destaque das parcerias da nova coleção é a coleção cápsula desenvolvida com a tradicional marca Patogê, trazendo o jeans para evidência na coleção.  

Vankoke – DO RIO GRANDE DO NORTE CHEGA A EXPRESSÃO DO INDIVÍDUO 
Com 12 anos de existência e DNA potiguar, a Vankoke nasceu a partir da visão da empresária e estilista Adriana Patrícia de redirecionar o olhar para o mercado de moda. A marca busca superar as expectativas dos clientes ao fazer da moda um instrumento de expressão da individualidade.  

Ombros estruturados, mangas volumosas, cintura marcada e decote em V aparecem em blazers, blusas, vestidos e macacões. Calças  carrot com bastante volume nos quadris contrastam com  opções de vestidos mais ajustados que são complementados com transparência e muita pedraria. Além disso, detalhes em paetê na mesma cartela de cores das peças de alfaiataria, trazem sofisticação e modernidade à coleção. 

Borana – DO ESPÍRITO SANTO VEM AS CORES DO LOOK PRAIANO
Borana possui oito anos de atuação na confecção de moda praia com inspiração no colorido naturalmente brasileiro. A estilista Patiara Aguiar cresceu com o exemplo empreendedor da mãe – que tinha uma marca de moda íntima – e no início da carreira contou com a ajuda de toda a família (mãe, tias e madrinha) para confeccionar os produtos na sala da casa. Após um mês, a Borana recebeu a proposta para ser revendida em uma loja em Portugal, comprovando o sucesso. De lá para cá, a marca acumulou número positivos: abriu a primeira loja há seis anos e, em 2017, a primeira franquia.   

Studio Kalline Eduardo Rizzotto – DE SANTA CATARINA OS DESENHOS DO CANYON
Kalline surgiu em 1990 com a expectativa de ser referência no mercado de couro. O filho do casal, Eduardo Rizzotto, um ano mais novo que a marca, com o olhar moderno e empreendedor de todo jovem, enxergou a oportunidade de desenvolvê-la e mostrar seu talento participando do Projeto Top 5 e mostrará na passarela do SPFW criações exclusivas e cheias de personalidade. Para esta edição, Eduardo apresenta looks inspirados no Canyon Antelope, localizado na América do Norte. O estilista traz peças inspiradas nos espectros da luz que geram movimentos irregulares ao entrarem nas cavidades do Canyon, com pontas irregulares, mangas bufantes e sobreposições. Tudo isso produzido com mão de obra 100% local e produção manual e design diferenciado.  

A quebra do padrão de masculinidade da LED na SPFW

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.