Osklen relança coleção ‘Tarsila’ em parceria com exposição no MASP

Parte da coleção Tarsila, em edição limitada, foi relançada no MASP esta semana

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) abriu ao público, no último dia 5, a maior mostra já dedicada pela instituição à obra de Tarsila do Amaral, figura central do modernismo brasileiro e inspiração para a coleção Tarsila, apresentada pela Osklen na 44° edição do São Paulo Fashion Week.

A vida e a obra de Tarsila do Amaral inspiraram a Osklen na criação da sua coleção homônima, lançada em 2017. Esgotada no início de 2018, a coleção volta agora a ser vendida na loja da grife na rua Oscar Freire e no MASP, onde os visitantes da exposição Tarsila Popular, que reúne 92 obras da artista, encontrarão T-shirts, lenços e tote bags que fazem referência a obras icônicas da artista, como Abaporu (1928) – que poderá ser vista na exposição com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, depois de onze anos sem vir a São Paulo.

A convite da família da artista – que colocou à disposição de Oskar Metsavaht e sua equipe de estilo as obras e detalhes da história da maior representante feminina da arte brasileira no século 20 -, a Osklen criou peças que agregam seus elementos de estilo e trazem novas formas para o trabalho puro de Tarsila, traçando um paralelo entre sua expressão de arte e o design e estilo da marca.

Esta não é a primeira vez que a Osklen coloca a coleção especial junto às obras da artista em um museu. Em 2018, a mostra passou pelo MoMA, em Nova York, ocasião em a coleção foi lançada para o mercado internacional, junto com a venda na loja do museu. Quase 90 anos após a criação do Abaporu, um de seus quadros mais icônicos, a artista segue atual e conquistando novos espaços.

“A Osklen é a expressão do meu olhar sobre a nossa cultura e aquilo que me cerca. A arte nos inspira. E acredito que através da plataforma da moda podemos de alguma forma colaborar na aproximação da sociedade com as artes. Esta colaboração com o MASP para a exposição Tarsila Popular, trazendo nossa coleção da mesma forma como fizemos no MoMA em NY, corrobora esta nossa crença”, conclui Oskar Metsavaht, fundador e diretor criativo da marca.

SERVIÇO | TARSILA POPULAR
De 5 de abril a 28 de julho de 2019
Local: 1º andar
Endereço: avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: quarta a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); terça-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Ingressos: R$ 40 (entrada); R$ 20 (meia-entrada)
O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.

MASP Loja

Ponto de vendas oficial do museu, com acesso gratuito e independente das exposições em cartaz, o MASP Loja tem um catálogo de produtos composto pela curadora Adélia Borges. Iniciada em 2016, a curadoria é feita a partir de um trabalho de pesquisa em diversas regiões e comunidades do país: há produtos de artesãos como Mestre Luiz Benício e Simone Souza, do interior de Pernambuco; povos indígenas como os Apurinã (Acre) e os Waurá (Mato Grosso); e designers como Sérgio Rodrigues. Todos dispostos lado a lado, em linha com o posicionamento conceitual da instituição. Quando criou o MASP ainda na sede dos Diários Associados, há 71 anos, o casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi firmou o compromisso de romper convenções hierárquicas entre obras e objetos.