Líder de partido faz campanha com nu frontal em Amsterdam: ‘nada a esconder’

O grupo do partido 'pirata' de Amsterdam iniciou uma notável campanha para eleições no conselho. Centenas de cartazes foram pendurados pela cidade

Desde sexta-feira (16), pôsteres de campanha do partido Piratenpartij têm sido afixado pelas calçadas de Amsterdam com ares de marketing de guerrilha. Os cartazes mostram o líder do partido, Jelle de Graaf em nu frontal, segurando uma placa: ‘nada a esconder’.

Segundo o jornal RTL Nieuws, as reações são predominantemente positivas: “as pessoas comparando o cartaz com um da PSP feito na década de 1970, onde havia uma mulher nua com a palavra ‘Desarmada'”.

Transparência radical

“O PSP foi contra armas nucleares e hoje nossos inimigos são outros”, diz um porta-voz do partido. “O cidadão está se tornando cada vez mais vulnerável e, em muitos aspectos, ignorado pelo governo e pelo mercado. Estamos com uma transparência radical e isso é este cartaz expressa”, continua.

Alguns amesterdaneses problematizaram o fato de os cartazes serem afixados em bairros onde há escolas primárias, mas o partido diz que não era necessariamente a intenção da campanha.

Um porta-voz do prefeito disse em entrevista o jornal AT5 que os cartazes estão dentro da liberdade de expressão. “É uma campanha política e parece que os cartazes são desligados nos lugares designados”.

A foto da campanha (sem tarja):
https://twitter.com/gayblogbr/status/975009841726009344