Pesquisa aponta quais são as 10 marcas mais lembradas pela diversidade

As marcas relacionadas aos segmentos de Beleza e Cosméticos são as que trafegam melhor com a diversidade,

A primeira edição da pesquisa Oldiversity, que investigou como as marcas estão lidando com os temas longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência, revelou que 47% dos entrevistados não tem lembrança de fatos ou conteúdos relevantes capazes de conectar marcas a causas ou questões humanas. O estudo que ouviu mais de 1,874 pessoas em todo o Brasil e mapeou as 10 marcas que estão na contramão deste dado e são as mais lembradas pelo tema diversidade.

diversidade
Gráfico: Croma

De acordo com o levantamento, no topo da lista aparecem O Boticário com (25%), seguida pela Samsung (10%), Natura (10%), Avon (8%), Globo (4%), Coca-Cola (4%), Dove (2%), Itaú (2%), Renner (1%) e Skol (1%).

“No Brasil, o uso do tema diversidade como estratégia para propaganda ainda é novo, mas em outros países, a publicidade “friendly” já é uma realidade e nos últimos anos, marcas mais tradicionais, como Tiffany’s e Hallmark Cards, usaram em sua comunicação a celebração da diversidade sexual,” explica Edmar Bulla, CEO da Croma Solutions.

As marcas relacionadas aos segmentos de Beleza e Cosméticos são as que trafegam melhor com a diversidade. 44% dos entrevistados associam marcas Oldiversity com o setor; em segundo lugar aparece Alimentos e Bebidas com 12%.

“O Boticário lidera a lembrança de propaganda, seguido por Samsung e Natura. A Samsung ganhou relevância por estar engajada em projetos sociais voltados, entre outros públicos, para pessoas com deficiências” diz Bulla.

No estudo, 53% afirmam não consumir marcas com comportamentos preconceituosos.  Percebe-se que, mesmo com muitas marcas já discutindo o tema e até mesmo implantando políticas internas nesse sentido, o Oldiversity ainda é baixo nas comunicações, criando distanciamento da realidade e, ao mesmo tempo, oportunidades enormes entre os anseios da sociedade e a atuação das marcas.

A falta de identificação e baixa associação de marcas ao Oldiversity, somadas ao despreparo de grandes setores ao lidar com a diversidade, também contribuem para um sentimento geral de descrença; uma vez que 72% não acreditam na autenticidade das marcas quando falam sobre o tema.” A rejeição, portanto, sempre haverá, de um lado ou de outro, mas o caminho da autenticidade é a melhor trilha a ser tomada para construir reputação de marca,” finaliza Edmar Bulla, CEO da Croma Solutions.

Confira o documento da pesquisa neste link

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SOBRE A CROMA

A Croma entrega inovação e design de soluções em três unidades de negócios: Consultoria (Croma Consulting), Pesquisa (Croma Insights) e Capacitação (Croma Knowledge). Atua no Brasil, América Latina e Estados Unidos desde 2011. As soluções são baseadas em robusto conhecimento técnico, design thinking, neurociência, semiótica, antropologia, modelagem estatística e outras disciplinas. Entre seus clientes, incluemse Via Varejo, Latam, Raízen, Mondelez, Cielo, Pepsico, Mastercard, Netshoes, Coca-Cola, Natura, Whirlpool, GPA, Sanofi, Fiat, Petrobras, Mastercard, Camil, Claro, Carrefour, Britvic, Hershey’s, Philips, TIM, Icatu e Mitsubishi.

SOBRE EDMAR BULLA

Edmar Bulla é CEO e fundador da Croma, empresa de design de soluções para inovação em negócios. Graduado pela ESPM, possui especialização em Marketing Digital em Harvard, além de formação em Música e Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP, ocupando posições globais. Professor e palestrante em eventos no Brasil e exterior, recebeu prêmios durante sua carreira e é convidado para facilitar encontros de inovação, moderar debates em comitês executivos e processos de transformação cultural e digital em grandes empresas.

Mais informações em cromasolutions.com.br

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