GAY BLOG BR by SCRUFF

A segunda edição virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será no próximo dia 6 de junho, a partir das 14h, e terá oito horas de duração. Além de trazer artistas e influenciadores digitais, os convidados irão debater sobre o tema HIV: Ame + Cuide + Viva +. Os médicos infectologistas Vinícius Borges (Doutor Maravilha) e Rico Vasconcelos e a covereadora de São Paulo Carolina Iara irão participar da ParadaSP Ao Vivo para debaterem o assunto.

25ª Parada de SP convidará especialistas para desmistificar preconceitos sobre HIV
Vinícius Borges e Rico Vasconcelos – Reprodução

A escolha do tema pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) tem como base o Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV publicado em 2019, realizado pela UNAIDS em São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre e Manaus, concluiu que cerca de 47% das pessoas entrevistadas nessas cidades revelaram terem sido difamadas sobre sua soropositividade, e 19% afirma ter sofrido assédio pela mesma razão. O estudo concluiu que a calúnia também se dá dentro da família, com 42% das pessoas entrevistadas relatando o problema.

“É importante entender que o HIV/Aids não é exclusividade de algumas pessoas ou de determinados grupos. É um tema que deve ser abordado com inteligência, empatia e boa vontade por toda a sociedade porque é transversal e perpassa por diversos recortes sociais, étnicos-raciais, religiosos e geográficos. Mas também é importante tratar do assunto com leveza para podermos amar mais, cuidarmos mais uns dos outros e vivermos mais e melhor. É isso que queremos trazer nessa segunda versão virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo”, afirma Cláudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP. “Vale lembrar que o tema foi, durante muito tempo, um dos maiores,  se não o maior, tabu para nossa comunidade LGBT”, complementa Renato Viterbo, vice-presidente da associação.

Divulgação

No dia do evento, antes de cada show, a dupla Diva Depressão mostrará tudo o que acontece nos bastidores. Além do casal, Lorelay Fox, Spartakus, Nátaly Neri, Mandy Candy, Bielo, Lucas Raniel, Louie Ponto, Jean Luca, Tchaka e Alberto Pereira Jr. compõem o time de hosts.

Entre as organizações presentes que apoiam o evento, realizado pela APOLGBT-SP, estão o Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), Grupo de Incentivo à Vida (Giv), Grupo Pela Vidda SP, Fórum das ONG Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), Rede de Jovens SP+, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids e o Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids).

Vale dizer que no ano passado a hashtag oficial do evento, #ParadaSPAoVivo, esteve entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter. Em 2020, com mais de 11 milhões de visualizações, o evento teve um aumento de 40% de espectadores únicos em relação à edição de 2019.

Serviço:

  • 25ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (2021)
  • Data: 6 de junho, a partir das 14h
  • Tema: HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +
  • Onde: No YouTube, nos canais da APOLGBT-SP, Dia Estúdio e dos apresentadores
  • Mais informações sobre o tema, acesse o Manifesto oficial da 25ª edição da Parada.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

2 COMENTÁRIOS