GAY BLOG BR by SCRUFF

De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na última sexta-feira (17), 79% dos homossexuais e bissexuais rejeitam a possibilidade de votar em Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022. Na pesquisa, este aparece como um dos principais grupos com a menor probabilidade de reeleger Bolsonaro. Em seguida, estão os jovens (70%), moradores do Nordeste (70%), população negra (67%) e as mulheres (64%).

79% dos homossexuais e bissexuais rejeitam Bolsonaro nas eleições de 2022
Bolsonaro perde em todo os cenário de segundo turno (Foto: Reuters)

Jair Bolsonaro atingiu a maior rejeição desde o início do mandato. Segundo O Datafolha, seis em cada dez brasileiros (59%) não votariam nele “de jeito nenhum” para as eleições de 2022. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021 e ouviu um total de 3.667 pessoas com mais de 16 anos em 190 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Das mais de 3 mil pessoas entrevistadas, 3% dos homens se declaram homossexuais e 3% bissexuais; já as mulheres, 3% homossexuais e 2% bissexuais. Nesses perfis entrevistados, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 66% das intenção de votos, enquanto Bolsonaro é citado por apenas 7% das respostas.

Lula lidera todos os cenários de segundo turno (Imagem: Reprodução)

Em um eventual segundo turno, Lula aparece liderando a disputa com 56% de vantagem sobre Bolsonaro. O petista também aparece como o principal candidato presidencial entre homossexuais e bissexuais em todos os cenários de segundo turno cogitados. Lula supera as intenções de votos sobre João Doria (PSDB), que tem 15% das respostas, e de Ciro Gomes (PDT), que aparece com 26% das intenções de voto.

Já Bolsonaro perde em todos os possíveis cenários de segundo turno. Contra João Dória (69%), Jair tem apenas 14% dos votos. Ao enfrentar Ciro Gomes, Bolsonaro soma os mesmos 14%, enquanto o possível candidato a presidência pelo PDT ,tem 73% das intenções de voto.

É possível conferir o levantamento completo em Intenção de Voto Presidente 2022.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).