No Brasil, o ativismo tem sido fundamental para a construção de políticas públicas, como a mobilização social que cristalizou na Constituição a saúde como um direito de todos e um dever do Estado, gerando o Sistema Único de Saúde (SUS).

GAY BLOG BR by SCRUFF

A pandemia do Covid-21 está transformando as relações sociais, ressignificando a escala de valores e impactando a forma como a sociedade civil se relaciona com o Estado. Os movimentos sociais ajudaram o país a se tornar referência mundial em relação ao atendimento e prevenção do HIV/aids, realidade essa que vem mudando de uns anos para cá.

Agência Aids realiza live sobre ativismo em tempos de coronavírus
São Paulo – O Instituto de Infectologia Emílio Ribas solta 10 mil balões vermelhos para comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Neste novo e inédito cenário, a Agência Aids convidou três especialistas para conversar com a jornalista Roseli Tardelli sobre as expectativas e os novos desafios que se apresentam na live “Ativismo em tempos de Coronavírus”, no dia 28 de abril, às 21h.

São eles:

Beto De Jesus

Country Program Manager da Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil). É educador de formação, consultor em Diversidade Sexual e Gênero para organismos nacionais e internacionais, públicos e privados. Membro -fundador da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, foi Secretário da ILGALAC (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans People and Intersex Association) de 2003 a 2008 e de 2011 a 2016. É Diretor da ABGLT (Associação Brasileira de Lesbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos).

Rodrigo Pinheiro

Presidente do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo, integrante da Articulação Nacional de Aids (ANAIDS) e do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI).

Moisés Toniolo

Coordenador de direitos humanos da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e membro da Articulação Nacional de Luta Contra a Aids. Toniolo entrou no movimento social depois de sofrer preconceito no trabalho. Ele, policial militar, teve que se aposentar compulsoriamente há quase 20 anos em virtude da aids. A lei determinava a aposentadoria para todos os portadores de doenças crônicas.

Serviço

LIVE: “Ativismo em Tempos de Coronavírus”
Dia: 28 de abril de 2020
Horário: 21h

Como assistir:

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.