GAY BLOG BR by SCRUFF

O influenciador Arthur Mancini (36) revelou, na última quarta-feira, que se afastou das redes sociais após descobrir um câncer. Em vídeo, Mancini conta que decidiu abrir a questão com o público, às vésperas do Dia Mundial de Combate ao Câncer, para transmitir uma mensagem de conforto e falar sobre a importância da saúde preventiva e de diagnósticos precoce.

Arthur Mancini alerta para a importância diagnóstico precoce - Foto: Reprodução
Arthur Mancini alerta para a importância diagnóstico precoce – Foto: Reprodução

“Eu tratei um câncer no canal anal com radioterapia associada a quimioterapia. O tratamento não foi fácil”, contou Arthur ao Gay Blog BR. “Primeiro, fui levado ao centro cirúrgico pela proctologista para biopsia e remoção com margem desse corpo estranho. Com o resultado, fiquei sabendo que era um tumor maligno, um carcinoma epidermoide infiltrativo. Fui encaminhado ao oncologista e sou paciente do Dr. Newton Rodrigues, no Centro Paulista de Oncologia, que me indicou quimioterapia e me encaminhou para o radioterapeuta Dr. Paulo de Moraes no Beneficência Portuguesa. Lá comecei uma bateria de exames. Tive que procurar um cirurgião vascular para implantar um cateter ‘port-a-cath’ e, até que enfim, comecei o tratamento. Fiz 30 sessões de radioterapia associadas a dez dias de quimioterapia. Apesar de ser bem doloroso, me manter ‘grogue’ de tantos medicamentos e me causar muitos efeitos colaterais, impossibilitando muitas atividades do meu dia a dia, agora tudo parece resolvido, restando apenas um acompanhamento por mais algum tempo”, continuou.

Após se curar de câncer, influencer Arthur Mancini alerta para a importância do diagnóstico precoce
Arthur Mancini alerta para a importância diagnóstico precoce – Foto: Reprodução

“Fico feliz que o tratamento tenha sido relativamente rápido, foram cerca de quatro meses, desde o diagnóstico até a última sessão radioterapia. Graças à tecnologia existente hoje e também por termos descoberto logo no início. Sempre cuidei muito do meu corpo e da minha saúde, fazendo exercícios e mantendo o check-up em dia”, pontou o influenciador.

Sobre o vídeo, Arthur espera que seu relato gere um alerta: “Então, senti a necessidade de abordar com o meu público a importância da saúde preventiva e de diagnósticos precoces. Quero alertar para que as pessoas se cuidem mais e que olhem mais para si e a saúde preventiva. Além disso, a ideia foi transmitir uma mensagem de paz e conforto para quem estiver passando por isso, pois não é nada fácil e representatividade é muito importante para nos mantermos fortes e seguirmos com o tratamento até o final, pois muitos desistem no meio, infelizmente”.

Câncer anal

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer anal ocorre no canal e nas bordas externas do ânus. Os tumores malignos surgem em tipos diferentes de tecidos, sendo o carcinoma epidermoide responsável por 85% dos casos. O câncer anal é raro e representa de 1 a 2% de todos os tumores colorretais. Mais informações neste link.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.