GAY BLOG BR by SCRUFF

O bispo titular da diocese de Essen, na Alemanha, dom Franz-Josef Overbeck, contrariou a decisão do Vaticano em negar a concessão de bênçãos a uniões homoafetivas. As informações são do UOL Notícias.

Segundo Overbeck, em cartas a todas as paróquias da diocese, a doutrina da Igreja Católica “exige com urgência uma perspectiva mais ampla da sexualidade humana”.

Além disso, ele convidou todos os católicos a não sucumbir às “tentações fundamentalistas” e afirmou que “as pessoas com orientação homossexual se sentem ofendidas e magoadas” pela disposição da Congregação para a Doutrina da Fé.

“A avaliação da homossexualidade com base na lei natural não é mais entendida e nem mais aceita. Além disso, os numerosos sinais públicos vindos das paróquias e sobretudo de numerosos agentes pastorais expressam nestes dias uma rejeição aberta da posição [do Vaticano] que já não pode ser ignorada”, diz o texto.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF
Bispo diz que a Igreja Católica precisa rever com urgência seus conceitos sobre sexualidade
Reprodução

O bispo alemão entende que “os cristãos homossexuais devem permanecer ligados à nossa igreja porque, como batizados, fazem parte dela”, e que “a benção é um sinal de acompanhamento e deve mostrar que, através da Igreja, Deus está presenta na relação”. 

O Vaticano anunciou no dia 15 de março que os padres e ministros da Igreja Católica não podem abençoar a união homoafetiva porque “Deus não pode abençoar o pecado”.

A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) emitiu a decisão em resposta a perguntas enviadas por paróquias que expressaram o desejo de conceder bênçãos como um sinal de boas vindas aos homossexuais.

O argumento foi de que o casamento heterossexual é um sacramento e este não pode ser estendido a casais com pessoas do mesmo sexo.

“Por esse motivo, não é lícito dar bênção a relacionamentos, ou a parcerias estáveis, que envolvam atividade sexual fora do casamento (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher, aberta em si mesma à transmissão da vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo”, diz a nota.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"