Este artigo também está disponível em:
English
Español
O Vaticano anunciou, neste dia 15 de março, que padres e ministros da Igreja Católica não podem abençoar união homoafetiva. Segundo a nota divulgada com o aval do Papa Francisco, “Deus não pode abençoar o pecado”. As informações são da Folha de São Paulo.
A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) emitiu a decisão em resposta a perguntas enviadas por paróquias que expressaram o desejo de conceder bênçãos como um sinal de boas vindas aos homossexuais.
A CDF reconheceu o pedido como um “desejo sincero de acolher e acompanhar os homossexuais” e ajudá-los a crescer na fé. O órgão disse também que a decisão “não se destina a ser uma forma de injusta discriminação, mas sim um lembrete da verdade do rito litúrgico”.

No entanto, a CDF afirma também que o casamento heterossexual é um sacramento e este não pode ser estendido a casais de pessoas do mesmo sexo.
“Por esse motivo, não é lícito dar bênção a relacionamentos, ou a parcerias estáveis, que envolvam atividade sexual fora do casamento (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher, aberta em si mesma à transmissão da vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo”, diz a nota.
Por outro lado, o papa já se manifestou favorável as proteções legais às uniões gays, mas apenas relacionadas à esfera civil. Em 2019, ele disse à emissora mexicana Televisa (via DW) que “Pessoas homossexuais têm o direito de estar numa família, elas são filhas de Deus”.
Quanto a famílias com filhos gays, Francisco comentou “Não se pode expulsar alguém de uma família, nem tornar sua vida miserável, por esse motivo. Devemos ter é uma lei de união civil: desse modo, eles estão legalmente garantidos.”
Vale dizer também que em agosto de 2017, um assessor do papa Francisco cumprimentou em nome do pontífice um casal gay de Curitiba pelo batismo católico dos três filhos adotivos.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] Elton John (73) fez um post no Instagram fazendo duras críticas a Igreja Católica pela recente notícia de que a instituição não pode abençoar casais gays. As informações são da Isto […]
[…] emitiu uma nota dizendo que não poderia abençoar casais do mesmo sexo porque não pode “abençoar o pecado“, causando repercussão negativa e até o cantor Elton John decidiu se […]
[…] Vaticano anunciou no dia 15 de março que os padres e ministros da Igreja Católica não podem abençoar a união homoafetiva porque […]
[…] Vaticano anunciou no dia 15 de março que os padres e ministros da Igreja Católica não podem abençoar a união homoafetiva porque […]
[…] março, o comunicado dizia que a homossexualidade em si não é um pecado, mas a atividade sexual entre duas pessoas do […]
[…] o papa Francisco se manifesta a favor da união civil, porém contrário ao sacramento religioso. Em março, ele disse que o casamento homoafetivo não pode ser sacramentado, porque “Deus não pode […]