GAY BLOG BR by SCRUFF

O papa Francisco conversou com jornalistas no último dia 15 de setembro durante uma viagem de avião a Roma, e voltou a dizer que apoia as leis civis que preveem a união homoafetiva. As informações são do UOL.

“O matrimônio é só entre um homem e uma mulher. É um sacramento e a Igreja não pode mudar os sacramentos. Mas, há leis que buscam civilmente ajudar tantas pessoas que tem uma orientação sexual diferente. É importante ajudar as pessoas, mas sem impor coisas que, por sua natureza, não podem na Igreja”

Francisco citou a França, que desde 1999 passou a adotar o chamado Pacto Civil de Solidariedade (PACS), equivalente à união estável no Brasil.

“Os franceses têm uma lei sobre isso, não apenas para os homossexuais, mas para todas as pessoas que querem se unir. Mas, o casamento é o casamento. Isso não quer dizer condenar as pessoas que são assim. Por favor, eles são irmãos e irmãs nosso e devemos acompanhá-los”, disse.

Papa Francisco volta a falar de casamento gay: a favor da união, mas não pode casar na Igreja
Reprodução

“Mas, o matrimônio como sacramento é outra coisa. Que haja leis civis que querem fazer a associação para ter um serviço sanitário ou outras coisas dedicadas a eles, se faz essa coisa, como o Pacs francês”, acrescentou.

“O Senhor é bom e salvará a todos, isso podemos dizer em voz alta. Mas, por favor, não se deve fazer que a Igreja renegue a sua verdade. Tantas pessoas de orientação sexual pedem o sacramento da confissão, vão pedir conselhos aos sacerdotes, a Igreja lhes ajuda a andar adiante na própria vida. Mas, o sacramento do matrimônio é entre homem e mulher”, concluiu sobre o tema.

Essa não é a primeira vez que o papa Francisco se manifesta a favor da união civil, porém contrário ao sacramento religioso. Em março, ele disse que o casamento homoafetivo não pode ser sacramentado, porque “Deus não pode abençoar o pecado”.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"