Casamento Coletivo Igualitário de São Paulo reunirá 31 casais nesta terça-feira

A Coordenação de Políticas para LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promove pela segunda vez o Casamento Coletivo Igualitário em São Paulo

A Coordenação de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promove, na próxima terça-feira (18), a segunda edição do Casamento Coletivo Igualitário de São Paulo. O evento terá a participação de 31 casais e convidados, provenientes de diversos lugares do Brasil.

A cerimônia será realizada a partir das 19h30, no Buffet Manaus – localizado na Rua dos Franceses, 518, Bela Vista, região central da cidade. A realização do casamento encerra o 6º Festival de Direitos Humanos.

Casamento Coletivo Igualitário

É o segundo ano consecutivo que a Coordenação de Políticas para LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) promove o evento na cidade de São Paulo. A ação tem como objetivo reafirmar o direito ao instituto do casamento civil para todos, independentemente de gênero e orientação sexual.

Os trâmites para o casamento gay são os mesmos de um casamento convencional. As inscrições foram realizadas nos Centros de Cidadania LGBTI da SMDHC, onde foram oferecidos também orientação jurídica e o acompanhamento no processo de obtenção da documentação necessária para a cerimônia.

O casamento gay teve início no Brasil em 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu resolução determinando que todos os cartórios do país realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Antes desta data só eram formalizadas as uniões estáveis – quando duas pessoas vivem juntas formando uma entidade familiar, apesar de legalmente continuarem solteiras.

Primeira edição do Casamento Igualitário promovido pela prefeitura de SP. Foto: Agência Estado
Primeira edição do Casamento Igualitário promovido pela prefeitura de SP. Foto: Agência Estado

Parceiras na defesa da igualdade

O evento será custeado por empresas parceiras, que auxiliaram na montagem do espaço e serviços. Nesta edição, a realização do casamento conta com o patrocínio das empresas Buffet Manaus; Pinheiro Neto Advogados; TozziniFreire Advogados; Barilla; Trench Rossi Watanabe Advogados; Accor Hotéis; Ben & Jerry Sorvetes; Mattos Filho Advogados; Machado Meyer Advogados; Procter & Gamble e Felicce Jóias.

A cerimônia conta ainda com o apoio institucional da OAB SP, do Ministério Público do Estado de São Paulo, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, da Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual do Estado de São Paulo (da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania), da Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Justiça. Toda a realização do casamento está sendo feita sem nenhum tipo de ônus financeiro para a SMDHC ou para a prefeitura.

E seremos felizes para sempre.

Comente