Divinas Divas mostrará 1ª geração de travestis brasileiras no Theatro Municipal de SP

O musical Divinas Divas levará a primeira geração de intérpretes travestis brasileiras ao palco do Theatro Municipal, em São Paulo, hoje, dia 29 de janeiro, às 20h. O dia foi escolhido também por ser a data em que se celebra o Dia da Visibilidade Trans no Brasil. A entrada é gratuita.

A peça faz parte da programação Festival Verão Sem Censura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Ela conta o pioneirismo das travestis dos anos sessenta que fizeram história no Rio de Janeiro em meio a Ditadura Militar, sendo as primeiras “vozes” para uma sociedade que lutava pelos direitos dos LGBTs em nosso país.

O musical Divinas Divas é dirigido por Robson Catalunha e conta em seu elenco com Jane Di Castro, Divina Valéria, Eloína dos Leopardos e Camille K, além das atrizes convidadas Divina Núbia e Márcia Dailyn. Esta última é a primeira bailarina transexual do Theatro Municipal.

DIVINAS DIVAS – O FILME

Em 2017 foi lançado o filme Divinas Divas, dirigido pela atriz Leandra Leal. Este é um documentário que explora a história das travestis dos anos sessenta, incluindo Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Eloína dos Leopardos, Brigitte de Búzios, Camille K, Fujica de Holliday e Marquesa, mostrando as dificuldades e a superação de cada uma delas para conquistar o seu espaço durante os anos de chumbo.

O longa ganhou o prêmio de Melhor Filme pelo júri popular no Festival do Rio em 2016, no South by Southwest e o Fest Aruanda.

Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos

Divinas Divas terá única apresentação no Theatro Municipal de SP (Foto: Divulgação)
Divinas Divas terá única apresentação no Theatro Municipal de SP (Foto: Divulgação)

‘Divinas Divas’ – Verão Sem Censura

Elenco: Jane Di Castro, Divina Valéria, Eloína dos Leopardos, Camille Ke e as atrizes convidadas Divina Núbia e Márcia Dailyn
Direção: Robson Catalunha
Visagismo: Walério Araújo
Design de luz: Thiago Capella Zanotta
Produção: Gabriela Gama

Duração aproximada: 90 minutos
Indicação etária: 14 anos
Ingressos: Gratuito (distribuição na bilheteria 2h antes do início do espetáculo, 2 ingressos por pessoa)

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek e agora está em busca de novos desafios. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".