Nevada se tornou o primeiro estado norte-americano a incluir em sua Constituição o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, revogando uma proibição de 18 anos, informa a agência de notícias AFP.

GAY BLOG BR by SCRUFF

A medida foi submetida à votação durante a recente eleição presidencial de 3 de novembro e os resultados finais foram publicados nos últimos dias. Os eleitores aprovaram a “Emenda para o Casamento Independente de Gênero” com 62% dos votos a favor e 38% contra, segundo o gabinete do secretário de estado de Nevada.

“É bom que deixamos os eleitores decidirem”, disse o presidente do grupo de defesa Equality Nevada, Chris Davin, à NBC News. “As pessoas escolheram isso, não os juízes ou legisladores. Isso é democracia direta —é como tudo deveria ser”.

Reprodução

Segundo a AFP, ele disse que a iniciativa é importante para os membros da comunidade LGBTQ, enquanto muitos estão preocupados que a nova maioria conservadora da Suprema Corte dos EUA tente revogar a decisão que protege federalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Referendo tinha definido casamento como união entre homem e mulher

A nova lei de Nevada derruba um referendo de 2002 aprovado pelos eleitores que definiu o casamento como união entre “um homem e uma mulher”. No entanto, em 2009, uma lei de parceria doméstica foi aprovada pelos legisladores estaduais.

Mas foi somente em junho de 2015 que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou todas as proibições estaduais ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A medida eleitoral que consagrou esse direito na constituição de Nevada permite que organizações religiosas e membros do clero do estado se recusem a realizar o casamento.

Como é no Brasil

São reconhecidos às uniões estáveis homoafetivas todos os direitos conferidos às uniões estáveis entre um homem e uma mulher. O reconhecimento de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil como entidade familiar, por analogia à união estável, foi declarado possível pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 5 de maio de 2011.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.