O longa-metragem “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, continua tendo bastante relevância seis anos após a estreia. Na última sexta-feira, 03 de março, o Guia do Estudante (Editora Abril) fez uma matéria enumerando oito dicas para vestibulandos saírem bem na redação do Enem. A quinta dica para os estudantes consiste em assistir filmes e séries para melhorar o repertório sociocultural.

Além de acumular prêmios em mais de 14 festivais de cinema, o drama gay também chegou a ser o escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na competição de Oscar de melhor filme estrangeiro da edição de 2015.

Guia do Estudante recomenda "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" para vestibulandos aumentarem repertório sociocultural
Guia do Estudante – Reprodução

“Uma das exigências da redação do Enem é que você apresente um repertório sociocultural, e isso inclui fazer ligações entre o tema da redação e outras disciplinas, como a geografia e a história. Quando você faz a ponte ligando a proposta a uma contextualização histórica, por exemplo, você enrique muito seu texto e a defesa de seu ponto de vista. E para sempre melhorar o seu repertório sociocultural a nossa dica é que você veja filmes e séries. Algumas séries que você consegue encontrar facilmente na Netflix e que apresentam conteúdos que poderão te ajudar em diferentes eixos temáticos são: Império Romano, Guerras do Brasil.doc, Explicando a Mente, Sex Education e várias outras. Alguns filmes que você pode assistir e aumentar seu repertório sociocultural são: ‘Que Horas ela Volta?’, ‘Hoje eu Quero Voltar Sozinho’, ‘Corra!’ e vários outros!”, escreveu o editor do Guia do Estudante.

O filme está disponível na Netflix.