GAY BLOG BR by SCRUFF

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu fazer uma divulgação inédita de dados sobre orientação sexual da população brasileira. A decisão foi tomada após o órgão ter sido acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal. Na ocasião, o MPF questionou o fato de o Censo de 2022 não ter incluído perguntas sobre a população LGBTQIA+. As informações são do portal g1.

Os dados serão divulgados no dia 25 de maio, quando será apresentada a Pesquisa Nacional de Saúde. De acordo com o g1, o levantamento foi realizado em 2019 em parceria com o Ministério da Saúde e não previa a divulgação dos dados sobre orientação sexual.

(Foto: Reprodução)

Procurado pelo g1, o IBGE informou que o Censo Demográfico não é a pesquisa adequada para o tema, pois o levantamento permite que um morador do domicílio responda pelos demais. “Pelo caráter sensível e privado da informação, as perguntas sobre a orientação sexual de um determinado morador só podem ser respondidas por ele mesmo”, pontuou o órgão.

A Pesquisa Nacional de Saúde trata da saúde da população e os impactos nos serviços de saúde do país. Esta será a segunda edição do levantamento, que agora introduziu novos temas. “Entre eles, a pergunta sobre orientação sexual das pessoas com idade igual ou superior a 18 anos“, disse o IBGE.

Quando acionou a Justiça Federal, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, argumentou que a realização do Censo sem perguntas sobre a identidade de gênero e orientação sexual, impedem a formulação de políticas públicas que atendam às necessidades da população LGBTQIA+.

O IBGE ainda informou ainda que entende a importância do tema e que, por isso, desenvolveu na Pesquisa Nacional da Saúde questão específica sobre a orientação sexual.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)