GAY BLOG BR by SCRUFF

No último dia 14 de outubro, Isabelle Castro (27) ganhou o título de miss Cuiabá, sendo a primeira mulher trans a ganhar o título na capital do Mato Grosso. As informações são do G1.

“Eu acredito que não tenho do que reclamar, todas as pessoas que estiveram comigo nesta batalha, provaram que são meus amigos”, disse.

Mesmo sendo a única mulher trans no concurso, ela disse que não sofreu preconceito das outras meninas e nem da organização do concurso. Agora, seu objetivo é dar voz a outras mulheres trans e ajudar a combater o preconceito.

“Agora, eu sou uma porta-voz de toda uma comunidade que não é minoria, mas que vive às margens da sociedade. Porque, de modo geral, a sociedade é preconceituosa, machista e patriarcal. Vou usar esse título para dar voz a essas pessoas, mostrar que podemos estar em todos os lugares por direito”, ressaltou.

Ela conta ao G1 que iniciou sua transição aos 16 anos, inicialmente escondido e sem um especialista. Com o título, ela vai buscar ajuda de um endocrinologista para fazer o tratamento adequado.

Reprodução

No entanto, ela teve que lidar com muitos comentários transfóbicos quando a página do concurso publicou a foto dela. Em resposta, a página disse que todos os ataques transfóbicos contra ela serão encaminhados à Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, havendo investigação e punição aos agressores.

Vale lembrar que um caso semelhante ocorreu com Rayka Vieira em agosto, sendo a primeira trans a ganhar o Miss Goiás. “Chegaram até mim inúmeras críticas, ofensas, piadas, ironias, agressividades, machismo. Isso me deixou mais assustada, e, com certeza, contribui para minha ausência momentânea da internet. Tive receios de postar qualquer coisa, me posicionar, falar…”, relatou Rayka na ocasião.

“Eu sempre tive medo do que iam falar de mim”, continua. “Mas minha família, amigos e colegas me deram conselhos e fui ficando mais tranquila. O lado bom disso tudo, é que as mensagens positivas anularam essa coisa negativa, e hoje não tenho medo de me mostrar e aproveitar as oportunidades que a vida me trouxer.”

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"