GAY BLOG BR by SCRUFF

A partir de abril, o Museu da Diversidade Sexual, (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigxs da Arte, promove por meio do Programa Mais Orgulho uma ação de apoio às Paradas do Orgulho LGBTQIA+ no interior e litoral do Estado de São Paulo. Devido à necessidade de isolamento social causada pela epidemia de coronavírus, toda a programação será remota.

O Mais Orgulho irá veicular toda terça ao meio-dia, entrevistas gravadas em vídeo com personalidades LGBTQIA+ de cada local. As conversas trazem depoimentos pessoais e intimistas em que são trazidas à tona lembranças, memórias, histórias, vivências e experiências.

A programação será transmitida pelas redes sociais do Museu e plataforma Cultura em Casa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigxs da Arte.

Segundo Danielle Barreto Nigromonte, diretora executiva da Amigxs da Arte, instituição responsável pelo gerenciamento do MDS, “o Museu e a Amigxs da Arte vislumbraram a possibilidade da junção de duas ações que viabilizam e preservam as memórias das Paradas, dos ativistas e pessoas LGBTQIA+ que construíram a história do movimento pelo interior e litoral do estado de São Paulo em uma ação pioneira, coletiva e importante na luta desta população.”

As entrevistas primam por destacar diferentes marcadores identitários, como raça, etnia, geração, pessoas com deficiência, gênero, identidade e orientação, com residência na cidade onde se realiza a Parada, e obrigatoriamente integrantes da sigla LGBTQIA+.

O objetivo é criar um mosaico inovador, onde os depoentes contem sobre o panorama da cultura, sociedade LGBTQIA+ e suas relação com o município. Entre os tópicos abordados nas entrevistas, estarão assuntos como família, trabalho, relacionamentos, encontros, participação nas Paradas, sexualidade, pontos de convivência, discriminação, preconceito, história e militância.

As entrevistas, além de veiculadas em redes sociais das Paradas de cada cidade, vão integrar o acervo do Museu da Diversidade Sexual e das Associações Organizadoras das Paradas, sendo disponibilizadas para o público através de plataforma virtual e com acesso para pesquisas.

“Em tempos onde cada vez mais a memória brasileira (não apenas a LGBTQIA+, mas principalmente ela) é invisibilizada, o projeto Memórias da Diversidade Sexual & Mais Orgulho inverte o rumo dessa tradição de esquecimento do passado, colaborando para que essas memórias não se percam – e sim sejam preservadas para futuras gerações, mostrando a importância da comunidade LGBTQIA+ e sua cultura na construção da sociedade e da democracia brasileira”, diz Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual.

Museu da Diversidade realiza série de lives com depoimentos de LGBTs do interior de SP
Reprodução

Agenda de cidades:

6 de abril – Praia Grande
13 de abril – Vinhedo
20 de abril – Araçatuba
27 de abril – Santos (ep 1)
4 de Maio – Santos (ep 2)
11 de maio – Iguapé (ep 1)
18 de maio – Iguapé (ep 2)
25 de maio – Iguapé (ep 3)
1º de junho – São João da Boa Vista
8 de junho – Ribeirão Preto
15 de junho – Catanduva
22 de junho – Sertãozinho
29 de junho – Itu (ep 1)
6 de julho – Itu (ep 2)
13 de julho – Serrana
20 de julho – São José dos Campos
27 de julho – São José do Rio Preto (ep 1)
3 de agosto – São José do Rio Preto (ep 2)
10 de agosto – Lins
17 de agosto – Itaim Paulista
24 de agosto – Bebedouro
31 de agosto – Mogi Guaçu
7 de setembro – São Joaquim da Barra (ep 1)
14 de setembro – São Joaquim da Barra (ep 2)
21 de setembro – Campinas (ep 1)
28 de setembro – Campinas (ep 2)
5 de outubro – Campinas (ep 3)
12 de outubro – Campinas (ep 4)
19 de outubro – Itanhaém
26 de outubro – Fernandópolis
2 de novembro – Votuporanga
9 de novembro – Araraquara

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".