GAY BLOG BR by SCRUFF

No Instagram, jovens de Jacareí e São José dos Campos criaram o projeto “Senta e Escuta” que traz, neste mês de junho, uma série de postagens diárias contando a história do movimento LGBT+ no Brasil.

Com embasamento teórico em livros, artigos e trabalhos científicos sobre o assunto, o projeto voltará para 1978 na formação do jornal Lampião da Esquina e do SOMOS – Grupo de Afirmação Homossexual, momento em que pessoas LGBTI+ começaram de fato a se organizar politicamente, visto que é o período conhecido como “abertura política” na época da Ditadura Militar – dando mais liberdade não só à população LGBTI+, mas também às feministas, negros e estudantes em atos públicos por reivindicações, por exemplo.

No Instagram, projeto "Senta e Escuta" conta capítulos da história da luta LGBT+ - Divulgação
No Instagram, projeto “Senta e Escuta” conta capítulos da história da luta LGBT+ – Divulgação

Em seguida, as postagens passarão pelas operações da Ditadura, a epidemia da AIDS, a formação do Movimento Nacional de Travestis, a inserção das pessoas LGBTI+ na mídia e a forma como foram estereotipadas, a luta pelos direitos do casamento, adoção, criminalização da LGBTfobia, cirurgias de redesignação sexual pelo SUS, lutas políticas contra a Bancada Evangélica em projetos homofóbicos, os eventos que antecederam à primeira Parada LGBTI+ e a luta pela visibilidade de homens trans, pessoas bissexuais e intersexo até os dias de hoje.

No Instagram, projeto "Senta e Escuta" conta capítulos da história da luta LGBT+ - Divulgação
No Instagram, projeto “Senta e Escuta” conta capítulos da história da luta LGBT+ – Divulgação

Junto dos eventos marcantes da década de 1970 até a atualidade, serão indicados materiais como livros e produções audiovisuais que retratam os temas para quem se interessar em aprofundar o conhecimento. Da mesma forma, o projeto também contará com postagens sobre ícones LGBTI+ que fizeram parte da história do movimento, como Brenda Lee, Cassandra Rios, Rosely Roth, Herbert Daniel, João W. Nery, entre outros.

No Instagram, projeto "Senta e Escuta" conta capítulos da história da luta LGBT+
No Instagram, projeto “Senta e Escuta” conta capítulos da história da luta LGBT+ – Divulgação

Sobre o “Senta e Escuta”

O projeto “Senta e Escuta” é formado por um grupo de estudantes de Rádio e TV e Ciências Sociais: Cristiano Jakus, Edson Junior, Fernanda Uehara, Rafael Ferreira, Tassia Paiva e Vitor Hugo Ribeiro. A turma surgiu no final de 2019 com a proposta de um produto audiovisual no formato documentário, onde o objetivo principal seria dar espaço às narrativas LGBTI+ sobre os mais variados temas dentro deste universo. Com a pandemia, as gravações tiveram de ser pausadas e a página do Instagram, com conteúdos informativos sobre o movimento LGBTI+, ganhou mais visibilidade e tornou o projeto ainda maior. Assim como no documentário e na série de postagens de junho, o objetivo do grupo é amplificar vozes LGBTI+ e tornar a história do nosso movimento mais acessível.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.