GAY BLOG BR by SCRUFF

No Instagram, jovens de Jacareí e São José dos Campos criaram o projeto “Senta e Escuta” que traz, neste mês de junho, uma série de postagens diárias contando a história do movimento LGBT+ no Brasil.

Com embasamento teórico em livros, artigos e trabalhos científicos sobre o assunto, o projeto voltará para 1978 na formação do jornal Lampião da Esquina e do SOMOS – Grupo de Afirmação Homossexual, momento em que pessoas LGBTI+ começaram de fato a se organizar politicamente, visto que é o período conhecido como “abertura política” na época da Ditadura Militar – dando mais liberdade não só à população LGBTI+, mas também às feministas, negros e estudantes em atos públicos por reivindicações, por exemplo.

No Instagram, projeto "Senta e Escuta" conta capítulos da história da luta LGBT+ - Divulgação
No Instagram, projeto “Senta e Escuta” conta capítulos da história da luta LGBT+ – Divulgação

Em seguida, as postagens passarão pelas operações da Ditadura, a epidemia da AIDS, a formação do Movimento Nacional de Travestis, a inserção das pessoas LGBTI+ na mídia e a forma como foram estereotipadas, a luta pelos direitos do casamento, adoção, criminalização da LGBTfobia, cirurgias de redesignação sexual pelo SUS, lutas políticas contra a Bancada Evangélica em projetos homofóbicos, os eventos que antecederam à primeira Parada LGBTI+ e a luta pela visibilidade de homens trans, pessoas bissexuais e intersexo até os dias de hoje.

No Instagram, projeto "Senta e Escuta" conta capítulos da história da luta LGBT+ - Divulgação
No Instagram, projeto “Senta e Escuta” conta capítulos da história da luta LGBT+ – Divulgação

Junto dos eventos marcantes da década de 1970 até a atualidade, serão indicados materiais como livros e produções audiovisuais que retratam os temas para quem se interessar em aprofundar o conhecimento. Da mesma forma, o projeto também contará com postagens sobre ícones LGBTI+ que fizeram parte da história do movimento, como Brenda Lee, Cassandra Rios, Rosely Roth, Herbert Daniel, João W. Nery, entre outros.

No Instagram, projeto "Senta e Escuta" conta capítulos da história da luta LGBT+
No Instagram, projeto “Senta e Escuta” conta capítulos da história da luta LGBT+ – Divulgação

Sobre o “Senta e Escuta”

O projeto “Senta e Escuta” é formado por um grupo de estudantes de Rádio e TV e Ciências Sociais: Cristiano Jakus, Edson Junior, Fernanda Uehara, Rafael Ferreira, Tassia Paiva e Vitor Hugo Ribeiro. A turma surgiu no final de 2019 com a proposta de um produto audiovisual no formato documentário, onde o objetivo principal seria dar espaço às narrativas LGBTI+ sobre os mais variados temas dentro deste universo. Com a pandemia, as gravações tiveram de ser pausadas e a página do Instagram, com conteúdos informativos sobre o movimento LGBTI+, ganhou mais visibilidade e tornou o projeto ainda maior. Assim como no documentário e na série de postagens de junho, o objetivo do grupo é amplificar vozes LGBTI+ e tornar a história do nosso movimento mais acessível.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.