Parada LGBTI+ de Londrina terá mesa sobre discriminação racial

O encontro faz parte de programação formativa sobre políticas e cultura LGBTI+

Na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro, às 19h, na APP Sindicato, acontece a segunda atividade do projeto “Terceiro Encontro Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+”, evento que faz parte de uma série de ações que ocorrerão durante todas as quartas-feiras até a data da “3ª Parada Cultural LGBTI+ de Londrina”, programada para o dia 13 de outubro.

racial

Com o objetivo de fomentar discussões relativas às temáticas LGBTI+ na cidade de Londrina, o coletivo Movimento Construção iniciou, no último dia 11 de setembro, a realização de sua programação formativa. Desta vez, público e convidados participarão de uma “Roda de Conversa Preta”, intitulada “Olhares sobre a cor da Violência”.

Nessa proposta de diálogo e reflexão o intuito será o de principiar um debate franco e realista sobre o racismo, ou seja, como ele se encontra inserido na comunidade LGBTI+. Dessa forma, busca-se discutir as diversas violências discriminatórias perpetradas na sociedade, porém somadas às questões que tomam as expressões e identidades sexuais, refletindo sobre possíveis caminhos que levem ao combate do racismo dentro e fora do círculo LGBTI+.

Participarão da discussão Herbert Proença, professor de Psicologia, ativista social, articulador do Movimento de Artistas de Rua de Londrina e ator integrante das Cias Translúcidas de Teatro e Teatro de Garagem; Juarez Barbosa dos Santos, artista e produtora cultural que atuou como bolsista no Núcleo de Estudos Afro-asiáticos e como colaboradora no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, ambos na Universidade Estadual de Londrina, além de ser integrante do Coletivo ElityTrans Londrina e locutora do Podcast e programa de rádio “É babado kyrida”; e Laila Maria de Paula, graduanda em Engenharia de Alimentos pela UTFPR, diretora de Combate ao Racismo da UPE gestão 2015/2017 e Militante do MNU pelo coletivo de juventude negra ENEGRECER.

O encontro contará ainda com a mediação da atual conselheira do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Londrina, Poliana Santos, graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina, educadora na Rede Estadual de Ensino, membra Conselheira do Coletivo Movimento Construção e integrante dos Coletivos Luiza Mahin, Rede Feminista da Saúde e Marcha Mundial das Mulheres.

O evento disponibilizará certificados de participação para o púbico, sendo necessário realizar inscrição no site paradalgbtlondrina.com.br/certificados. O projeto conta com a produção da PÁ! Artística e com apoio do Instituto Kalima.

SERVIÇO:
Terceiro Encontro Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+.
Segundo Diálogo: Roda de Conversa Preta: Olhares sobre a cor da Violência
Data: 18 de setembro de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: APP Sindicato – Avenida Juscelino Kubitscheck, 1834 – Londrina, PR
Evento gratuito, sujeito à lotação do espaço.
Mais infos: http://paradalgbtlondrina.com.br/certificados/