GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

A advogada Susel Paredes (57) é a primeira pessoa abertamente LGBT+ do Peru a ser eleita para o Congresso pelo partido centrista Morado. Ela conquistou a vaga no dia 11 de abril, obtendo o maior número de votos entre todas as candidatas. As informações são de O Globo.

Lésbica, ela prometeu travar uma “forte batalha” pelos direitos LGBT+ no país, enquanto dois conservadores se enfrentam em um segundo turno presidencial em junho: o socialista Pedro Castillo e o direitista Keiko Fujimori.

“Estamos no meio de um fogo cruzado entre fundamentalistas de direita e de esquerda” – disse Paredes, que também é advogada especializada em direitos das mulheres e pessoas LGBT+ – “Mas vamos travar uma batalha muito forte. O litígio estratégico será crucial”.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

No Peru, casais homoafetivos não têm o direito ao casamento civil, as pessoas trans não podem mudar seu gênero e não há restrições para às terapias de conversão, que aqui no Brasil ganharam notoriedade como “cura gay”.

Peru elege primeira legisladora abertamente lésbica
Reprodução / Twitter

Paredes entende que o Peru deveria ter um sistema de cotas para garantir empregos para pessoas trans e pediu penas mais duras para crimes de ódio relacionados à orientação sexual e identidade de gênero.

O vencedor do primeiro turno da corrida presidencial do Peru, Castillo, já expressou oposição à legalização do casamento gay, enquanto Fujimore disse ser contra as uniões e também a adoção.

“Se qualquer um deles for eleito, será um problema para nós LGBTs. É preciso avançar com a judicialização para garantir direitos na Suprema Corte do Peru” – disse a legisladora, que luta na Justiça pelo reconhecimento no país de seu próprio casamento, que teve de ser celebrado nos Estados Unidos há quatro anos.

“Já vencemos o primeiro julgamento e agora vamos lutar no segundo. É por isso que acredito em litígios além dos muros do Congresso” – disse “Sempre digo que espero que meu casamento dure mais do que meu processo contra o Estado peruano”, disse ela. “Minha vida é a luta por nossos direitos.”




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente