GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: Español

A advogada Susel Paredes (57) é a primeira pessoa abertamente LGBT+ do Peru a ser eleita para o Congresso pelo partido centrista Morado. Ela conquistou a vaga no dia 11 de abril, obtendo o maior número de votos entre todas as candidatas. As informações são de O Globo.

Lésbica, ela prometeu travar uma “forte batalha” pelos direitos LGBT+ no país, enquanto dois conservadores se enfrentam em um segundo turno presidencial em junho: o socialista Pedro Castillo e o direitista Keiko Fujimori.

“Estamos no meio de um fogo cruzado entre fundamentalistas de direita e de esquerda” – disse Paredes, que também é advogada especializada em direitos das mulheres e pessoas LGBT+ – “Mas vamos travar uma batalha muito forte. O litígio estratégico será crucial”.

No Peru, casais homoafetivos não têm o direito ao casamento civil, as pessoas trans não podem mudar seu gênero e não há restrições para às terapias de conversão, que aqui no Brasil ganharam notoriedade como “cura gay”.

Peru elege primeira legisladora abertamente lésbica
Reprodução / Twitter

Paredes entende que o Peru deveria ter um sistema de cotas para garantir empregos para pessoas trans e pediu penas mais duras para crimes de ódio relacionados à orientação sexual e identidade de gênero.

O vencedor do primeiro turno da corrida presidencial do Peru, Castillo, já expressou oposição à legalização do casamento gay, enquanto Fujimore disse ser contra as uniões e também a adoção.

“Se qualquer um deles for eleito, será um problema para nós LGBTs. É preciso avançar com a judicialização para garantir direitos na Suprema Corte do Peru” – disse a legisladora, que luta na Justiça pelo reconhecimento no país de seu próprio casamento, que teve de ser celebrado nos Estados Unidos há quatro anos.

“Já vencemos o primeiro julgamento e agora vamos lutar no segundo. É por isso que acredito em litígios além dos muros do Congresso” – disse “Sempre digo que espero que meu casamento dure mais do que meu processo contra o Estado peruano”, disse ela. “Minha vida é a luta por nossos direitos.”

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"