Este artigo também está disponível em:
Español
Na última quinta-feira, dia 1 de outubro de 2020, Petra de Sutter foi nomeada vice-primeira-ministra da Bélgica. Com o feito, ela se tornou a primeira pessoa trans a ocupar um dos mais altos cargos políticos da Europa.
“Estou incrivelmente grata pela confiança que recebi do meu partido” – disse ela no Twitter (via Jornal Extra) – “Agora posso fazer o que for preciso para relançar nosso país e trabalhar para um futuro para todos os belgas”.
Integrante do Partido Verde no Parlamento Europeu, ela é uma das sete pessoas que ocuparão o cargo de vice-premier no governo de coalização liderado por Alexandre De Croo. Sua conquista também foi elogiada pelo diretor executivo do grupo All Out, defensor dos direitos LGBTQIA+, Matt Beard.
“Estamos muito felizes que uma integrante da comunidade trans foi nomeada para este cargo político de nível sênior. A nomeação de Petra é um chamado e uma inspiração para que governos pelo mundo aumentem a representatividade trans em seus quadros superiores” – disse Beard à Reuters.

A Bélgica estava sem governo desde dezembro de 2018, quando houve um colapso das coalizão que unia quatro partidas. Desde então, foram 652 dias de governos provisórios, sete legendas conseguiram chegar a um consenso e substituíram a administração temporária nomeada em março.
Já De Sutter também é ministra do Serviço Público e das Empresas Públicas, sendo eleita pelo Parlamento Europeu em 2019, representando o Groen, partido verde flamengo.
Ao longo dos últimos anos, a comunidade LGBTQIA+ tem avançado significativamente ao redor do mundo. Na Argentina, por exemplo, foi inaugurado o primeiro condomínio social destinado às mulheres trans, sendo uma iniciativa do governo federal em parceria com o mosteiro das Carmelitas Descalças chefiada pela freira Mônica Astorga, que dedicou mais de 15 anos de sua vida para ajudar às mulheres trans a saírem da prostituição e vício em drogas, além de ajudá-las a conseguirem um emprego que lhes garantam a sobrevivência.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] De acordo com o Gay Blog, Petra de Sutter foi escolhida para se tornar vice-premier ministra da Bélgica, e com tal ação, se consolida como a primeira mulher transexual a exercer um dos cargos mais desejados no meio político da Europa. […]
[…] De acordo com o Gay Blog, Petra de Sutter foi escolhida para se tornar vice-premier ministra da Bélgica, e com tal ação, se consolida como a primeira mulher transexual a exercer um dos cargos mais desejados no meio político da Europa. […]