GAY BLOG BR by SCRUFF

A Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, órgão da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, irá financiar o Projeto Capacitrans, de capacitação profissional de pessoas LGBTI+. A primeira turma contemplada pela parceria terá 30 alunos em situação de vulnerabilidade social, e focará em dois eixos: moda e gastronomia.

Coordenado pela ativista Andréa Brazil, o Capacitrans existe há 2 anos e meio e já formou mais de 60 pessoas. Para o financiamento, serão repassados R$ 20 mil.

As aulas começam nesta semana e seguem até dezembro, totalmente on-line. O processo seletivo foi realizado pelo Capacitrans, por meio de inscrições via redes sociais. Durante o curso, os alunos desenvolverão projetos visando à construção de seus próprios empreendimentos.

Prefeitura do Rio terá projeto de capacitação profissional para LGBTQIA+
Reprodução

“O empreendedorismo é uma saída importante para a questão da empregabilidade de pessoas LGBTI+, que enfrentam, ainda, muitas barreiras de acesso ao mercado do trabalho. Neste sentido, o trabalho do Capacitrans tem sido fundamental para a nossa cidade”, ressalta o coordenador executivo da Diversidade Sexual do Rio, Carlos Tufvesson.

“A parceria com a Prefeitura é crucial pois viabiliza que novos empreendedores LGBTIs possam conquistar empoderamento e movimentar a economia em nosso município. Depois de uma fase caótica da pandemia, onde pessoas trans e LGBs em vulnerabilidade estavam desempregades, sem rumos ou sonhos, esta iniciativa foi um sopro de esperança para nossa população carioca”, afirma Andréa Brazil.

Vale dizer que Andréa Brazil é a atual presidente da Associação de travestis e transexuais do Rio de Janeiro, a AstraRio. Ela focou sua vida no empreendedorismo como forma de se sustentar e enfrentar a falta de emprego a pessoas trans e que no ano de 2018 venceu seu primeiro edital do Itaú e Mais Diversidade, iniciando o Projeto Social Capacitrans.

No início de 2019 com a primeira turma do Capacitrans de Empreendedorismo e Imagem, formou a grife de Vestes e Paramentos Litúrgicos, Transfiguração, com o Padre Luiz Coelho (Atual Padrinho e primeiro apoiador) da Igreja Anglicana São Lucas, venceram um edital em Atlanta – USA e no final do ano de 2019 Venceram o Edital Instituto C&A e Fundo Elas,dando início a turma TransMulheridades na Moda Sem Violência.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"