GAY BLOG BR by SCRUFF

Neste mês, o “PrEPara Salvador”, projeto baiano do estudo multicêntrico PrEP1519, oferta o “Curso de práticas de cuidado em prevenção combinada com foco na profilaxia pré-exposição (PrEP) à infecção pelo HIV” de modo presencial e tomando os cuidados sanitários necessários em relação à pandemia da Covid-19.

A primeira turma inicia nesta semana, entre os dias 08 e 09 de novembro e a segunda entre os dias 10 e 11. O intuito é multiplicar conhecimento no que diz respeito à prescrição da PrEP, que apresenta-se atualmente como eficaz estratégia de prevenção ao HIV por ampliar a possibilidade de opções que indivíduos possuem para evitar o contágio com o vírus.

O primeiro dia da capacitação conta com a mesa de abertura Prevenção Combinada ao HIV e PrEP entre adolescentes de populações chave para o HIV: a experiência do Projeto PrEP1519″, onde será compartilhado relato de experiência de adolescentes sobre o uso da PrEP pelos professores e pesquisadores Inês Dourado e Laio Magno – coordenadora e vice-coordenador do PrEP1519, respectivamente.

(Foto: Reprodução)

O PrEP1519 é um estudo desenvolvido em três capitais brasileiras – Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) – e entre adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres transexuais ou travestis ou como homens cisgêneros gays, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens (HSH). O objetivo é avaliar a efetividade da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) nessa população, além de contribuir com a diminuição da incidência do HIV na população alvo do estudo.

A programação da capacitação conta ainda com rodas de conversa sobre testagem de HIV, profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), adesão e vinculação de jovens e adolescentes à PrEP, manejo clínico da PrEP e outras, bem como momentos para atividades culturais e bate-papo. Além disso, a equipe de saúde e gestão do PrEP1519 irá realizar simulação clínica sobre as práticas de cuidado com a PrEP e orientação e elaboração de plano de ação em conjunto com os profissionais de assistência presentes no encontro.

(Foto: Reprodução)

O que é a PrEP?

A PrEP é a utilização de medicamento antirretroviral por pessoas que não se encontram infectadas pelo HIV, mas podem estar em situação de alto risco de infecção. Até o momento, evidências apontam que tal estratégia, se usada corretamente, pode reduzir o risco da transmissão em mais de 90%. 

Prevenção combinada é uma estratégia que busca, simultaneamente, utilizar diferentes abordagens de prevenção (sejam elas no âmbito biomédico, comportamental ou estrutural, por exemplo) em níveis variados: envolvendo indivíduos, parcerias e relacionamentos e também comunidades e meios sociais. 

Isso significa que são muitas as ações que fazem parte dessa estratégia e vão desde o aumento de informação e percepção de risco por parte de indivíduos e comunidades até atividades mais amplas, que envolvam enfrentamento a condições que influenciem diretamente a vulnerabilidade de grupos específicos ao HIV.

Serviço

Turma 01: 08 e 09 de novembro de 2021
Turma 02: 10 e 11 de novembro de 2021
Local: Praça Stella Maris, 200 – Stella Maris, Salvador (BA)
Mais informações em: prep1519.org

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)