GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: Español

A rede de hotéis Accor vai celebrar, no próximo 31 de março, o Dia Internacional da Visibilidade Trans, a importância da consciencialização sobre a discriminação enfrentada pelas pessoas trans em todo o mundo, além de reforçar as contribuições positivas já adotadas na sociedade.

“Queremos apenas igualdade, amor e respeito, como todo o ser humano. Isso a Accor tem de sobra! Aqui conheci pessoas que respeitam. Sinto verdade no olhar de cada um e amor na equipe que me acolheu”, afirma Luis Miguel Alcântara, colaborador trans do Grand Mercure São Paulo Itaim Bibi.

“Para alavancar a discussão do tema no dia a dia, a Accor tem um Comitê LGBTI+, cujo objetivo é promover um ambiente inclusivo e acolhedor os clientes e colaboradores”, explica Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul. “Temos nosso canal de comunicação aberto e reafirmamos nosso compromisso com a diversidade e inclusão LGBTI+”, completa a executiva.

Reprodução

O reconhecimento mais recente recebido pela empresa veio em outubro de 2020, com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, na categoria LGBTI+, pelo projeto Compromisso com a Diversidade LGBTI+.

A iniciativa da prefeitura da capital paulista está na sua terceira edição e é destinada a reconhecer empresas públicas, privadas e do terceiro setor que desenvolvem boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos.

Outro importante reconhecimento recebido pela Accor no ano passado foi o título de uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Ranking Great Place to Work LGBTQI+ 2020, anunciado em junho, onde a empresa ficou com a quarta posição na lista. “Promovemos o respeito pelo tratamento individual e igualitário de nossos colaboradores e com todos os públicos que nos relacionamos”, afirma Antonietta.

Ainda em 2020, a empresa também reafirmou seu compromisso com a causa LGBTI+, comemorando, em evento virtual, a data de 17 de maio, lembrada como o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

Entre as demais atividades da Accor em prol da diversidade, estão o patrocínio à Feira Diversa 2020, em parceria com a Mais Diversidade e o Fórum de Empresas LGBTI+; apoio à Parada Online LGBTI+ 2020 em São Paulo; apoio ao Casamento Coletivo Igualitário de São Paulo; patrocínio ao Miss Brasil Gay; treinamento Click Accor sobre diversidade; e elaboração do Manual de Recrutamento LGBTI+.

Em 2019, a empresa realizou pela primeira vez um processo seletivo dedicado exclusivamente à seleção de profissionais transgêneros. No total, a Accor recebeu currículos de 200 interessados nas posições abertas em seus hotéis pelo Brasil.

Rede de hotéis Accor reafirma compromisso com hóspedes e colaboradores trans
Reprodução

Estratégias nos países hispânicos

A estratégia de Diversidade e Inclusão LGBTI+ da Accor também está presente na Argentina e na Colômbia, com plano de expansão para os demais países a cada ano. Na Argentina, a estratégia foi lançada em 2018, com treinamento dos colaboradores e participação especial no Gnetwork360, importante conferência internacional sobre negócios e turismo LGBTI+ na América Latina.

Em 2019, a Accor anunciou a sua incorporação à Câmara de Comércio LGBTI+ da Argentina (CCGLAR), onde atua em diferentes atividades voltadas para o segmento do mercado LGBTI+. Ainda em 2019, a empresa lançou um manual próprio, nos países hispânicos, para recrutamento e seleção de talentos LGBTI+ e um programa de treinamento para seus gerentes. O anúncio foi feito durante a participação da Accor no Gnetwork360.

Em 2019, a Accor também lançou sua estratégia LGBTI+ na Colômbia, durante o WeTrade, a maior feira de Oportunidades e Negócios Diversos na América Latina, que busca promover o crescimento e a capacitação econômica da comunidade LGBTI+.

No mesmo período, a equipe de líderes dos hotéis Accor da Colômbia participou de um treinamento sobre o manual “Compromisso com a Diversidade“, material que reúne conteúdo teórico e prático sobre como receber turistas LGBTI+. A iniciativa visa o cumprimento de um dos principais compromissos assumidos pelo grupo: oferecer oportunidades a todos sem restrições e, com isso, valorizar a diversidade e promover a inclusão.

No Chile, a Accor anunciou, em 2019, sua adesão ao Pride Connection Chile, rede de empresas que trabalham pela diversidade e inclusão LGBTI+, tornando-se a primeira multinacional do setor hoteleiro a aderir a esta iniciativa.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".