GAY BLOG BR by SCRUFF

Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, foi palco do 1º Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé – Diálogo Inter-religioso e Luta Contra Fundamentalismos. Organizado pelo Fundo Positivo, o evento reuniu religiosos, ativistas, políticos e pesquisadores para debater os desafios da comunidade LGBTQIA+ no ambiente religioso e formas de combater a intolerância.

Bob Luiz Botelho - Divulgação
Bob Luiz Botelho – Divulgação

Os principais debates

O seminário abordou temas como os impactos negativos das práticas de “cura” para LGBTQIA+, estratégias para construir uma ética religiosa inclusiva, leituras acolhedoras das escrituras sagradas e os desafios da intolerância religiosa no Brasil. As discussões foram conduzidas por especialistas e organizadas em grupos de trabalho, com o objetivo de elaborar propostas concretas para políticas públicas e ações comunitárias.

Celebração inter-religiosa e abertura oficial

A programação começou com uma celebração inter-religiosa, conduzida por líderes espirituais de diferentes tradições, como Pai Rodney de Oxóssi, além de representantes do Budismo, Santo Daime e Islamismo. Na abertura oficial, discursos do Pastor Henrique Vieira (por vídeo) e da teóloga Ana Ester reforçaram a importância do encontro na luta por respeito e inclusão.

Teóloga Ana Ester (foto: reprodução)

Presença de figuras conhecidas

O evento contou com a presença de figuras reconhecidas da luta LGBTQIA+ e da pesquisa religiosa, como Monica Benício, Dani Balbi, Fred Nicácio, Valéria Barcellos, Iyá Fernanda Moraes, Ivanir dos Santos, Magali Cunha e Pai Rodney de Oxóssi. Suas falas trouxeram diferentes perspectivas sobre a relação entre fé, diversidade e direitos humanos.

Apresentação da Carta do Rio de Janeiro

O encerramento do evento foi marcado pela apresentação da Carta do Rio de Janeiro contra a LGBTfobia, consolidando as discussões e propondo diretrizes para a criação de políticas públicas de proteção e inclusão. O documento será traduzido para espanhol e inglês, ampliando seu alcance internacional.

Pastor Henrique Vieira começa a colher depoimentos de vítimas da ‘cura gay’




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente