GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

O chefe do serviço secreto de inteligência do Reino Unido MI6,  Richard Moore, pediu desculpas pelo banimento “equivocado e discriminatório” de espiões gays, 30 anos depois de a restrição ter sido suspensa. O pedido foi feito publicamente através do Twitter no dia 19 de fevereiro.

“Marcando o aniversário de 30 anos da suspensão da proibição de funcionários LGBT+ em agências de inteligência em 1991, peço desculpas em nome do MI6 pela forma como colegas e cidadãos LGBT+ foram tratados e expresso o meu pesar por todos cuja vidas foram afetadas” – disse Moore.

As relações homoafetivas foram descriminalizadas no Reino Unido em 1967, mas foi só em 1991 que o MI6 pôs fim à proibição dos agentes LGBT. Em entrevista ao The Telegraph, Moore disse que “pessoas leais e patrióticas viram os seus sonhos de servir o seu país no MI6 destruídos”.

Ainda hoje, a orientação sexual dos funcionários é questionada pelo MI6, mas para entender como funciona melhor os relacionamentos íntimos do indivíduo.

O caso mais lembrado de um agente afetado pela proibição de espiões gays no Serviço de Inteligência foi o de Alan Turing, que era um matemático britânico considerado o “pai” da ciência da computação teórica e da Inteligência Artificial.

Serviço de Inteligência da Inglaterra pede perdão pelo banimento de espiões gays
Reprodução

Responsável pela criação da Máquina de Turing, ele também se envolveu na construção de máquinas físicas para quebrar códigos secretos das comunicações alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, quando houve a descoberta de sua homossexualidade em 1952, ele sofreu castração química após ser condenado por “indecência grosseira” graças a um relacionamento com Arnold Murray, além de ter sido removido de sua habilidade de segurança, impedindo-o de continuar a ser consultor de criptografia para a Sede de Comunicações do Governo (GCHQ).

Turing foi impedido de entrar nos Estados Unidos após a condenação. Dois anos mais tarde, ele foi encontrado morto e a causa da morte foi estabelecida como intoxicação por cianeto de potássio.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".