GAY BLOG BR by SCRUFF

O Reino Unido anuncia que ampliou o programa que concede perdão aos LGBTs condenados por “indecência grosseira” e “sodomia”, cobrindo agora todas as condenações relacionadas a atividades sexuais consensuais entre pessoas do mesmo gênero. As informações são do Pink News.

Segundo a secretária do Interior, Priti Patel, a medida é para corrigir os erros do passado. “É justo que, onde os crimes foram abolidos, as condenações por atividade consensual entre parceiros do mesmo sexo sejam desconsideradas também”, disse Patel em comunicado.

“Espero que expandindo o perdão, a gente consiga corrigir os erros do passado e reassegurar que o Reino Unido é um dos lugares mais seguros do mundo para os LGBT+ chamarem de casa”, continuou Patel.

Segundo Michael Cashman, membro da Câmara Alta do Parlamento Britânico, essa ampliação da política de indultos ajudará pessoas LGBTs que, ainda hoje, enfrentam dificuldades durante sua vida profissional.

“É muito importante que o Estado reconheça que, como país, fizemos algo totalmente errado e inapropriado”, disse Cashman.

Reino Unido concede perdão a todos os LGBTs condenados por lei homofóbica
Reprodução

História da lei homofóbica

A Inglaterra adotou a primeira lei que punia os homossexuais em 1534 durante o reinado de Henrique VIII. Dentro do “Ato de Sodomia 1553”, entendia-se que a sodomia era um ato sexual “contra natura”, contra a vontade de Deus e do homem. Posteriormente, os tribunais passaram a condenar apenas o sexo anal e a bestialidade.

Em 1540, houve a primeira execução baseada na lei: Walter Hungerford. No ano seguinte, o clérigo e dramaturgo Nicholas Udall também foi condenado, mas a pena foi convertida em prisão.

Em 1553, a lei foi brevemente revogada durante o reinado de Maria I, mas em 1563 ela foi re-promulgada pela Rainha Elizabeth I. Em 1828, a lei foi revogada e substituída pelo ponto 15 do Ato de crimes contra as pessoas de 1828, e pelo ponto 63 do Ato de Direito Penal Indiano de 1828, desde que a sodomia continuasse a ser um crime capital.

O último assassinato por sodomia ocorreu em 1836, mas o Reino Unido só revogou a legislação em 1967. Até então, a homossexualidade era considerada uma “indecência grosseira” e uma ofensa ao Reino Unido. Foi dentro desta lei que o Alan Turing, foi castrado quimicamente.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"