GAY BLOG BR by SCRUFF

O campeão olímpico de saltos ornamentais, Tom Daley (27), foi alvo de ataques homofóbicos durante uma conversa entre dois apresentadores da TV estatal russa durante a transmissão das Olimpíadas. Ao saber disso, Daley resolveu rebater o discurso em uma entrevista ao jornal britânico The Telegraph. As informações são do Globo Esporte.

“Eu não fazia ideia. Quando estamos nas Olimpíadas, estamos em uma bolha e realmente não vemos nada. A história mostra que tudo o que a sociedade é foi ditada a partir da experiência heterossexual, branca e masculina. Se pudéssemos nos reunir e usar pontos de vista diferentes, o mundo seria um lugar melhor. Ainda há muito a fazer. São 10 países competindo nessas Olimpíadas onde ser LGBT é punível com a morte”, disse o atleta.

Tom Daley responde a comentários homofóbicos de apresentadores de TV russa
Foto: Clive Rose

O ataque homofóbico em si foi proferido por Anatoly Kuzichev, que usou uma peruca para fazer “piadas” com a neozelandesa trans Laurel Hubbard, que competiu no levantamento de peso em Tóquio. Nesse contexto, Tom Daley também foi alvo de comentários homofóbicos e seu relacionamento com o marido Dustin Lance Black e com o filho do casal também. Daley, mais uma vez, ressaltou a importância da presença de atletas LGBTQIA+.

“Só espero que ver esportistas LGBTQIA+ ajude as pessoas a se sentirem menos sozinhas, como se fossem valorizadas, como se pudessem alcançar algo. É preciso muito para sair do armário e falar abertamente. Pode ser bastante desanimador e assustador para as pessoas, especialmente em esportes onde a base de fãs pode não ser tão receptiva. Não percebia o impacto que teria nas pessoas ao redor do mundo viver como eu mesmo. Sinto-me extremamente orgulhoso disso”, disse.

A imprensa britânica apurou que um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou que entrou em contato com a TV russa para investigar os comentário, e que eles estão fazendo o acompanhamento adequado.

“A discriminação não tem lugar nenhum nos Jogos Olímpicos. Entramos em contato com nosso parceiro de transmissão contratual na Rússia para esclarecer a situação e destacar os princípios fundamentais da Carta Olímpica e estamos fazendo o acompanhamento adequado”, disse o COI.

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

2 COMENTÁRIOS