Qualquer dúvida sobre a eficácia da Profilaxia Pré Exposição (PrEP) ao HIV é coisa do passado. Boletim da cidade de São Paulo, divulgado em 1º de dezembro, Dia Mundial da Conscientização e Luta Contra a epidemia de HIV/Aids, mostrou redução inédita de 25% na incidência dessa infecção, desde 2017 – foram 2.946 novos casos -, graças à adoção da PrEP. A informação está na coluna do médico infectologista Rico Vasconcelos, no UOL.

GAY BLOG BR by SCRUFF

A capital paulista, diz o colunista, se destacou no país desde o início da implementação da PrEP, no início de 2018, e tem sido um laboratório de Prevenção Combinada para o país. Só para se ter uma ideia, segundo dados do Ministério da Saúde, até o final de outubro de 2020, em São Paulo havia 5.183 pessoas fazendo uso de PrEP em acompanhamento pelo SUS. Esse número corresponde a um terço do total de usuários de PrEP de todo o país.

Reprodução

“As notícias são muito boas e devem ser comemoradas, afinal desde a década de 1980 o número de novos casos de infecção por HIV no município só vinha aumentando ano após ano. Mas não podemos deixar de alertar para o fato de o benefício da PrEP precisa ainda ser estendido para todos, sobretudo para a população com menos acesso à saúde e informação”, afirma Vasconcelos.

Redução maior entre homens 

Segundo Rico Vasconcelos, a queda na incidência é ainda maior (26%) entre os homens, grupo responsável por 81% das novas infecções do município, entre os quais em 71% das vezes a transmissão havia ocorrido por via sexual em relações com outros homens.

A queda da incidência foi maior entre os homens gays não por acaso, mas porque esse é o grupo que mais acessa a PrEP na cidade. Cerca de 86% dos usuários de PrEP pelo SUS em São Paulo são homens gays e bissexuais.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.