GAY BLOG BR by SCRUFF

Qualquer dúvida sobre a eficácia da Profilaxia Pré Exposição (PrEP) ao HIV é coisa do passado. Boletim da cidade de São Paulo, divulgado em 1º de dezembro, Dia Mundial da Conscientização e Luta Contra a epidemia de HIV/Aids, mostrou redução inédita de 25% na incidência dessa infecção, desde 2017 – foram 2.946 novos casos -, graças à adoção da PrEP. A informação está na coluna do médico infectologista Rico Vasconcelos, no UOL.

A capital paulista, diz o colunista, se destacou no país desde o início da implementação da PrEP, no início de 2018, e tem sido um laboratório de Prevenção Combinada para o país. Só para se ter uma ideia, segundo dados do Ministério da Saúde, até o final de outubro de 2020, em São Paulo havia 5.183 pessoas fazendo uso de PrEP em acompanhamento pelo SUS. Esse número corresponde a um terço do total de usuários de PrEP de todo o país.

Reprodução

“As notícias são muito boas e devem ser comemoradas, afinal desde a década de 1980 o número de novos casos de infecção por HIV no município só vinha aumentando ano após ano. Mas não podemos deixar de alertar para o fato de o benefício da PrEP precisa ainda ser estendido para todos, sobretudo para a população com menos acesso à saúde e informação”, afirma Vasconcelos.

Redução maior entre homens 

Segundo Rico Vasconcelos, a queda na incidência é ainda maior (26%) entre os homens, grupo responsável por 81% das novas infecções do município, entre os quais em 71% das vezes a transmissão havia ocorrido por via sexual em relações com outros homens.

A queda da incidência foi maior entre os homens gays não por acaso, mas porque esse é o grupo que mais acessa a PrEP na cidade. Cerca de 86% dos usuários de PrEP pelo SUS em São Paulo são homens gays e bissexuais.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.

1 COMENTÁRIO