GAY BLOG BR by SCRUFF

Na quarta-feira, data em que se comemorou o Dia Internacional da Visibilidade Trans, o Vasco anunciou que os associados trans poderão utilizar nomes sociais na carteirinha do clube, tanto de sócio-torcedor, quanto estatutário. As informações são do Globo Esporte.

O clube aproveitou a oportunidade para anunciar também que lançará algumas ações para que as pessoas da comunidade LGBTQIA+ façam, cada vez mais, parte de sua história. O Vasco é conhecido por ter lutado, ao longo de sua trajetória, pela inclusão de atletas negros e demais brasileiros que não pertenciam à elite do futebol.

O movimento faz parte da criação de uma política perene que tem sido desenvolvida pelo Departamento de Responsabilidade Social e História do Clube, desta vez em parceria com a Vice-Presidência de Comunicação (Secretaria).

31 de março: dia da visibilidade trans

O Dia Internacional da Visibilidade Transgênero é um evento anual que ocorre no dia 31 de março. Foi fundado em 2009 pela ativista trans com sede nos EUA, Rachel Crandall, como uma resposta ao pouco reconhecimento deste segmento social.

Na época, só existia o Dia internacional da Memória Transgênero, que lamentava os assassinatos de pessoas trans, mas que não reconhecia e nem celebrada os membros vivos da comunidade.

Em 2014, o dia foi observado por ativistas em todo o mundo. Em 2015, muitos indivíduos transgénero participaram de uma campanha de media social on-line em sites como Facebook, Twitter, Tumblr e Instagram. Os participantes publicaram selfies, histórias pessoais e estatísticas sobre as questões transgénero e outros conteúdos relacionados para aumentar a consciencialização e aumentar a visibilidade.

Vale dizer que no Brasil, o Dia Nacional da Visibilidade Trans é comemorado no dia 29 de janeiro. Isso porque, no dia 29 de janeiro de 2004, um grupo de mulheres e homens trans foram até Brasília para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito” no Congresso Nacional, sendo considerado um marco na luta contra a transfobia no Brasil.

Vasco reforça que pessoas trans poderão usar seus nomes na carteirinha
Reprodução

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".