GAY BLOG BR by SCRUFF

A Câmara Municipal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, aprovou, na última quinta-feira (8), projetos de lei que criam o Programa de Apoio e Acolhimento de Pessoas LGBTQIA+ e o “Vai Diversidade“, que visa a inserção dessa comunidade no mercado de trabalho. As duas propostas foram apresentadas pelo vereador Rudys  Rodrigues (MDB).

Rudys Rodrigues durante sessão plenária (Foto: Guilherme Superti)

O programa de acolhimento, direcionado a comunidade LGBTQIA+ em situação de violência e vulnerabilidade social, visa entregar acessos dignos e humanizados à essas pessoas. “Oferecer um lar, mesmo que temporário, para que esta população possa restabelecer vínculos familiares e afetivos, capacitação para o mercado de trabalho e outras oportunidades“, explica Rudys.

Já o projeto “Vai Diversidade”, tem como objetivo a inserção da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho. “A proposta tem como função não só empregar, mas também preparar a população LGBTQIA+ para uma entrevista de emprego, o acesso à educação e cursos preparatórios de diversas áreas“, conta o vereador.

O “Vai Diversidade” ainda prevê oficinas de orientação, coaching, aulas sobre empreendedorismo e informática, além de uma parceria entre Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, Sine (Sistema Nacional de Emprego) e empresas do setor privado para a abertura dessas vagas de emprego.

Esperamos que o impacto em nossa cidade seja muito positivo e, para isso, contamos com o apoio de vários entes políticos, sociedade civil, ONGs que trabalham com nossa comunidade LGBTQIA+, para se somarem a este vereador, na efetiva cobrança da execução destes projetos, e de políticas públicas para nossa população, pois já está mais que na hora de concretizarmos essas ações em nossa cidade“, pontua o parlamentar.

Primeiro vereador abertamente gay eleito em Santa Maria, Rudys diz que a luta é diária e árdua. “Sinto-me orgulhoso em meu mandato, pois tenho conseguido aprovar importantes projetos para nossa população LGBTQIA+, e tenho conseguido trazer para dentro do Legislativo Municipal importantes discussões sobre o tema“, comemora ele.

Rudys Rodrigues (Foto: Bruno Cardoso)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)