GAY BLOG BR by SCRUFF

Brasileiros e brasileiras foram às urnas neste domingo (30), para decidir o presidente do Brasil e os governadores de 12 estados no segundo turno. No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito governador com 3.687.126 votos (57,12% dos votos válidos), contra 2.767.86 votos (42,88%) de Onyx Lorenzoni (PL).

Eduardo Leite (Foto: Reprodução)

Abertamente gay, Leite tem 37 anos e fez história no estado gaúcho, ao ser o primeiro governador a vencer duas eleições seguidas. Desde que a reeleição passou a ser permitida no Brasil, há mais de 20 anos, o Rio Grande do Sul nunca teve um governador eleito por duas vezes consecutivas.

O tucano governou o Rio Grande do Sul de 1º de janeiro de 2019 a 31 de março de 2022, quando renunciou ao cargo para concorrer à presidência da República. No entanto, ele perdeu as prévias do PSDB para João Dória que, em seguida, desistiu de concorrer a presidente.

De volta ao estado para disputar novamente o governo gaúcho, no primeiro turno, Leite ficou em segundo lugar, com 1.702.815 votos (26,81% dos votos válidos). Já o candidato bolsonarista havia conquistado o primeiro lugar, ao receber 2.382.026 votos (37,50% dos votos válidos).

Neste domingo, na decisão do segundo turno, Leite votou às 9h30 no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, em Pelotas (RS), acompanhado da prefeita da cidade, Paula Mascarenhas (PSDB), e de outros apoiadores. Ele retornou a Porto Alegre (RS), ainda pela manhã, para acompanhar a apuração na capital.

Eduardo Leite (Foto: Reprodução)

Após ser confirmada a eleição matematicamente, Leite falou pela primeira vez como governador reeleito do Rio Grande do Sul, pouco depois das 19h30, no comitê da coligação “Um Só Rio Grande“, em Porto Alegre.

Eu quero começar agradecendo à imensa generosidade do povo do RS, que mostrou que esta terra quer a paz, a união, o respeito, e falou mais alto nesta eleição“, disse Leite, que afirmou ter votado “pela democracia”, sem revelar o nome de seu candidato a presidente.

Eu vou dar o melhor de mim. Tudo que eu puder da minha vida, do meu coração, da minha capacidade, para honrar um povo que disse que quer um governo eficiente, carinho e respeito. Vou lutar para que a gente faça com que seja o melhor estado do Brasil para se viver“, concluiu o governador eleito.

Leite se junta a Fátima Bezerra (PT), reeleita governadora do Rio Grande do Norte, como os únicos candidatos abertamente homossexuais eleitos para esse cargo. As eleições de 2022 também elegeram ao menos 19 deputados estaduais/distritais e deputados federais LGBTQIA+.

Eduardo Leite (PSDB) votou em Pelotas no 2º turno das eleições 2022 (Foto: Joellen Soares/RBS TV)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)