GAY BLOG BR by SCRUFF

Na última quarta-feira, 11, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (38), usou suas redes sociais para se posicionar contra o PL 580/07, projeto de lei que tentar proibir o casamento homoafetivo no Brasil.

A manifestação de Leite após a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovar o projeto de lei, tido como inconstitucional pela OAB, no último dia 10. O PL ainda passará para as comissões dos Direitos Humanos e Constituição e Justiça da Câmara.

Em seu Instagram, Eduardo Leite (PSDB), gravou um vídeo:

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

“Eu tenho certeza que o projeto de lei que busca proibir o casamento homoafetivo não vai prosperar em outras comissões na Câmara dos Deputados e, menos ainda, no plenário do Parlamento Nacional. Mas nem por isso a gente deve se mobilizar menos. É fundamental que a gente esteja unido, todos nós, sociedade brasileira. Não apenas quem é da comunidade LGBTQIA+ contra o retrocesso civilizatório. E para repudiar esse relatório cheio de manifestações de intolerância, de preconceito, que nada contribui para a convivência pacífica que a gente deve ter entre todos os brasileiros, seja a orientação sexual, seja a raça, seja a crença religiosa que cada um tenha. O que a gente pede é respeito. Respeito às liberdades, à decisão de cada um para formar a sua família. Pessoas do mesmo sexo podem ter relação de afeto e formar uma família. E é isso que o casamento é sobre. O casamento é uma declaração pública de que uma relação de afeto se estabelece entre duas pessoas. E relações de afeto podem se estabelecer entre pessoas do mesmo sexo, sim. Isso tem que ser reconhecido pelo ordenamento jurídico para que se possa se expressar a partir do casamento publicamente. Então, repudio veementemente essa tentativa de retrocesso civilizatório e me somo a todos aqueles que estão mobilizados para evitar que isso [PL 580/07] avance na Câmara dos Deputados e para que a gente possa seguir na direção certa do ponto de vista civilizatório, que é o respeito à fraternidade e, acima de tudo, o amor”, disse o governador eleito por duas vezes no estado do Rio Grande do Sul.

Eduardo Leite em janeiro de 2023 - Foto: Itamar Aguiar /Palácio Piratini/Divulgação
Eduardo Leite em janeiro de 2023 – Foto: Itamar Aguiar /Palácio Piratini/Divulgação

Eduardo também se manifestou em forma de texto na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.

“Os deputados que absurdamente aprovaram em uma comissão da Câmara o fim do casamento homoafetivo no Brasil esqueceram de ler a Constituição: ‘todos são iguais perante a lei’. Tenho convicção de que a proposta será derrubada nas demais comissões do parlamento. Lutaremos para isso”, escreveu o político.

O governador, que possui um relacionamento com o médico Thalis Bolzan, revelou publicamente que é gay durante uma entrevista no programa Conversa com Bial, da TV Globo, feita em julho de 2021.

Eduardo Leite sobre se declarar gay: “Não é fácil para ninguém”




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente