GAY BLOG BR by SCRUFF

Rafael Pereira Sousa, mais conhecido como Rafafá (União Brasil), concorre a deputado federal pela Paraíba. Servidor público, ele tem 32 anos e foi o primeiro parlamentar gay a presidir uma sessão no Congresso Nacional. Em entrevista ao Gay Blog BR, para o especial “Eleições 2022“, ele falou sobre suas propostas.

Rafafá, candidato a deputado federal do União Brasil na PB (Foto: Reprodução/ Facebook)

Morador de Campina Grande (PB), Rafafá é estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2012, 2016 e 2020, concorreu às eleições municipais para vereador de sua cidade natal, mas não se elegeu. Em 2021, assumiu uma cadeira como deputado federal, por pouco mais de três meses, após pós Pedro Cunha Lima (PSDB) licenciar-se do cargo na época.

No curto mandato na Câmara (110 dias), apresentei projetos que beneficiam todo mundo, como o que destina 20% da vagas dos concursos públicos para as pessoas acima de 40 anos, […] apresentei o projeto de lei 1947/21 que inclui os casais homoafetivos nas prioridades no programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida)”, pontua o candidato.

Para as eleições de 2022, ele tem como propostas a “inclusão de motorista de aplicativo e motociclistas de livre auxílio de R$1000 do Governo Federal; pagamento do salário mínimo para mães solteiras dentro do programa de transferência de renda que auxílio Brasil; construção do hospital veterinário público da Paraíba; destinação de emendas para os  223 municípios”.

Rafafá (Foto: Reprodução)

Confira a entrevista com Rafafá na íntegra

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional? 

Rafafá: Sou estudante de Jornalismo da UEPB e servidor municipal desde meus 23 anos.

GB: O que motivou a se candidatar? 

Rafafá: A falta de pessoas com real interesse em ajudar os que mais precisam. Venho de comunidade carente o déficit de políticas para elas eram grande.

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser um candidato abertamente LGBTQ+?

Rafafá: Para ser muito sincero, a maior desafio é receber o apoio da própria classe. No meu Estado, sou único gay que chegou a assumir uma cadeira na Câmara Federal, na condição de suplente, mas já fui candidato a vereador também, e minha votação pela classe LGBT+ só existe por amigos e poucos que me enxergam como um representante da classe

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBTQ+?

Rafafá: No curto mandato na Câmara (110 dias), apresentei projetos que beneficiam todo mundo, como o que destina 20% da vagas dos concursos públicos para as pessoas acima de 40 anos, aumento da pena para casos de violência contra crianças até 14 anos e para a nossa classe, apresentei o projeto de lei 1947/21 que inclui os casais homoafetivos nas prioridades no programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida). Criminalização  da homofobia e a discriminação em virtude de procedência regional ou identidade cultural.

Como propostas novas para 2023: inclusão de motorista de aplicativo e motociclistas de livre auxílio de R$1000 do Governo Federal; pagamento do salário mínimo para mães solteiras dentro do programa de transferência de renda que auxílio Brasil; construção do hospital veterinário público da Paraíba; destinação de emendas para os  223 municípios.

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia? 

Rafafá: Mais rigor no cumprimento das leis contra o preconceito já é uma forma de tentar diminuir, muita gente sabe que existe as leis, mas elas não deixam que funcionam como deveriam

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP? 

Rafafá: Eu confesso que aqui na Paraíba, ainda é algo tímido, que é de pouco conhecimento para todos num geral. Eu nunca tive contato, sei que existe. Mas o uso do PrEP hoje nos grandes centros já é a maior forma de garantir um sexo melhor, mas ainda defendo o uso do preservativo, por saber que ele ainda é 100% seguro na proteção de IST’s.

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro? 

Rafafá: O pior presidente da história do país. Só trabalhou para os ricos e para seus apoiadores. Esqueceu que um político precisa trabalhar para quem votou e quem não votou.

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link.

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)