GAY BLOG BR by SCRUFF

O apresentador e comediante, Gustavo Mendes (PT) disputa pela primeira vez uma eleição. Em Minas Gerais, ele concorre a uma vaga como deputado federal. Natural de Guarani, na Zona da Mata Mineira, ele tem 33 anos, é gay e conversou com Gay Blog BR sobre sua entrada para a política e propostas, no especial “Eleições 2022“.

Gustavo Mendes, candidato a deputado federal pelo PT de MG (Foto: Divulgação)

Conhecido nacionalmente por suas atuações na televisão nas séries “Xilindró” e “Treme-Treme“, do canal Multishow, e por imitar a ex-presidenta Dilma Rousseff, atualmente ele mora em Juiz de Fora (MG). Gustavo também já passou pela TV Globo, SBT, Record e Bandeirantes.

A política sempre foi um interesse do comediante, no entanto, ele quis se preparar mais, ao longo dos anos, para disputar um cargo. Em 2022, recebeu uma ligação do ex-presidente e atual candidato a presidência, Lula (PT), que o convidou para se filiar ao Partido dos Trabalhadores e concorrer a deputado federal em Minas Gerais.

Caso seja eleito, Gustavo diz que todas as suas pautas e votações que fará, passarão pelo crivo de ser uma pessoa LGBTQIAPN+. “Minha grande proposta diz respeito a economia criativa, pontos de cultura , formação nas novas profissões, inclusão e diversidade“, salienta o candidato.

Eu serei eleito para que as meninas e os meninos da periferia e das cidades do interior vivam sem medo de serem quem são. Para que esses jovens sonhem e que seus sonhos mudem, mais que suas vidas, mas a história de suas famílias e sejam inspiração para toda uma geração“, acrescenta Gustavo.

Lula e Gustavo Mendes (Foto: Reprodução/ Instagram)

GAY BLOG BR: Qual a sua formação e trajetória profissional?

Gustavo Mendes: Sou conhecido nacionalmente por suas atuações na televisão, onde protagonizei as séries “Xilindró” e “Treme-Treme”, no Canal Multishow. Na internet, a interpretação da Presidenta Dilma é um fenômeno nas redes sociais, com mais de 200 milhões de visualizações, além de ter viajado por todo o país com espetáculos de humor (“Mais que DILMAIS”, “Dilma vez por todas”, “Atrevido”, “AS MELHORES PIADAS DA MINHA VIDA” e outros). Na pandemia, fui apresentador do programa de humor do canal NBA no YouTube. Participei em 2022 da gravação do filme “Férias trocadas”, que estreará em todos os cinemas dia 15 de março de 2023.

Iniciou minha carreira aos oito anos de idade. Em 2005, venci o “Show de Talentos”, promovido pela TV Alterosa – SBT Minas. Mais tarde, fui destaque no “Sexto Festival de Piadas”, promovido pelo “Show do Tom”, da TV Record. Em 2012, a convite de Cláudio Manoel, passei a integrar o elenco do “Casseta & Planeta – Vai Fundo” na TV Globo, interpretando os apresentadores Cassandra Anemberg e Sérgio Chapelin, a Presidenta Dilma e outros. Na TV Globo, também interpretei o colunista social Eloy di Marco na novela “Cheias de Charme”. Indicado por Manoel Martins a Mauricio Sherman, recebi o convite para compor o elenco de “Zorra Total”. Integrei o elenco de “Agora É Tarde” na TV Bandeirantes, programa apresentado por Rafinha Bastos

GB: O que motivou a se candidatar?

Gustavo: Sempre me interessei pela política, mas achava que deveria me preparar mais para o cargo. Em 2022, recebi uma ligação do presidente Lula e ele me convidou para me filiar ao PT e vir candidato a deputado federal em Minas Gerais.

GB: Quais os desafios enfrentados ao ser um candidato abertamente LGBTQ+?

Gustavo: Toda a minha vida foi pautada em furar as “bolhas”, sou um homem gay, as causas LGBTQIAPN+ são a minha vida e a bandeira é o meu próprio corpo. Não tenho conchavos ou compromisso com campos que ousam ferir nossa liberdade de sermos quem somos, meu desafio é fazer que essa mensagem seja espalhada para o máximo de pessoas e que que jovens e velhos vejam em mim, que vale a pena sonhar.

GB: Quais são as suas principais propostas? Há pautas exclusivamente para LGBTQ+?

Gustavo: Todas as minhas pautas e todas as votações que farei, caso seja eleito, passam pelo crivo de ser uma pessoa LGBTQIAPN+. Minha grande proposta diz respeito a economia criativa, pontos de cultura, formação nas novas profissões, inclusão e diversidade. 

GB: Quais medidas você acredita serem necessárias para combater a LGBTfobia?

Gustavo: Capacitação dos profissionais de segurança pública para saber atender e lidar com eventuais casos de homofobia, investir na formação de jovens LGBTQIAPN+. Ampliar o acesso a profissionais de saúde mental e acolhimento. Leis mais rígidas e prisão para atos de homofobia e transfobia, além de facilitar o canal de denúncias.

GB: O que você pensa sobre o uso e políticas da PrEP?

Gustavo: Acho uma revolução e que ele deve ser mais divulgado. Quem ganha o PrEP do SUS precisa estar fazer exames regulares e assim, se tratar de e eventuais ISTs, logo no começo.

GB: Como você avalia o governo de Bolsonaro?

Gustavo: O pior governo da história. Uma política de norte que está perto de chegar ao fim. Bolsonaro é um furúnculo na bunda desse país, teremos de apertar, ater sair o carnegão, limpar secar, vai doer, mas vai passar.

Confira a lista de candidaturas LGBTQIA+ de 2022 neste link.

Lista de candidatos LGBTQ+ nas eleições 2022 | Deputados, Senadores, Governadores




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)