GAY BLOG BR by SCRUFF

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou, no último dia 5, uma emenda constitucional proibindo formalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Rússia. A informação é do site croata Bosna.

Definir o casamento como uma união apenas de homens e mulheres faz parte de um grupo de reformas constitucionais votadas pelos russos em 1º de julho de 2020. Desse pacote, que foi apoiado por quase 78% dos russos, a disposição mais famosa é permitir que Putin concorra por mais dois mandatos presidenciais de seis anos. Em 2036, ele ainda governará a Rússia. No mesmo pacote de mudanças constitucionais, Putin recebeu imunidade vitalícia de acusação.

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo já são ilegais na Rússia, então a nova redação na Constituição realmente estabelece isso e torna ainda mais difícil para casais do mesmo sexo terem uma chance de igualdade com casais heterossexuais.

Isso também significa que as pessoas LGBT não poderão adotar crianças.

Reprodução

Esta decisão não é nenhuma surpresa na Rússia de Putin, onde a comunidade gay e queer enfrenta violência e discriminação frequentes, e a conhecida proibição da “propaganda gay”, que proíbe a distribuição de qualquer coisa considerada pró-LGBT +, existe desde 2013 .

Antes da votação nacional das emendas constitucionais, que os críticos afirmam ter sido fraudadas, um grupo de propaganda pró-Kremlin liderado pelos aliados do presidente russo publicou um anúncio mostrando órfãos adotados por dois pais, que o vestiram com um vestido e fizeram uma maquiagem pra cima.

O anúncio dizia: “Decida o futuro do país. Vote nas emendas à Constituição. “

No momento da votação, Alphonso David, presidente da Campanha de Direitos Humanos, descreveu Putin como uma “ameaça aos direitos humanos de todos”.

“A Rússia está obstruindo seus ataques aos direitos humanos básicos e à dignidade das pessoas LGBT + ao adicionar proibições constitucionais contra a igualdade no casamento”, disse ele, acrescentando que a propaganda de Putin era vergonhosa, manipuladora e maliciosa.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.