Este artigo também está disponível em:
English
Español
Após seu impacto inicial, a campanha “Chemsex – Hablemos de la Tina”, promovida pela Cesida, retorna com uma segunda edição mais robusta e colaborativa. Em um esforço conjunto com 17 entidades espanholas, aplicativos de encontros e revistas voltadas para a população LGBTQIA+, a campanha se concentra na prática do chemsex e nas ISTs relacionadas, oferecendo recursos informativos e ferramentas gratuitas para a redução de danos.
Segundo Toni Poveda, diretor da Cesida, o compromisso é firme em fornecer continuamente apoio e informação necessários para abordar de maneira efetiva os riscos associados ao chemsex.
“A comunidade LGTBI+ merece contar com recursos e apoio para abordar o chemsex de maneira informada e segura”, afirma Toni Poveda. “Estamos comprometidos a continuar fornecendo informações e recursos necessários para enfrentar este desafio de maneira eficaz, incluindo estratégias de redução de riscos que possam ajudar a minimizar os possíveis danos associados ao chemsex”, enfatiza Poveda.
O estudo “Aproximação ao Chemsex na Espanha”, realizado por Apoio Positivo e Imagina Mais, mostra que a idade média dos participantes nessas práticas é de 36 anos, com uma porcentagem significativa mantendo relações estáveis. Esta edição da campanha destaca-se pela inclusão de três vídeos que examinam diferentes facetas do chemsex, incluindo a adição ao sexo e aos aplicativos de encontros, bem como o impacto nas relações pessoais, familiares e laborais.
Nos vídeos, o apresentador Mr. Avelain atua como guia, conduzindo os espectadores através de testemunhos de usuários de chemsex, que compartilham abertamente suas experiências pessoais, contando com a destacada participação de profissionais reconhecidos no campo, como Emilio de Benito (jornalista) e Brando Huaycho, voluntários da Cogam, Pablo Casero (psicólogo) e Sergio Cuho da ONG Stop, Jorge Garrido do Apoio Positivo, Álvaro Morales (psicólogo) e Alba Alonso (sexóloga) de Imagina Mais, e Gabriel J. Martin, psicólogo e escritor de “Grindrburgo (e outros bairros)”, que oferecerão informações valiosas e recursos fundamentais para abordar este tema de maneira informada e compreensiva.
Emmanuel de Martino, médico, roteirista e escritor de peças teatrais é o responsável pela edição e o roteiro destes três novos capítulos: “Com ‘Hablemos de la Tina 2’, estamos desafiando os estigmas e abrindo um diálogo necessário sobre o chemsex dentro da comunidade LGTBI+, com a esperança de fomentar a compreensão e o apoio mútuo.”

“’Chemsex: Hablemos de la Tina’ não é direcionada apenas para áreas metropolitanas como Madrid e Barcelona, Sevilha ou Valência, ou destinos turísticos como Torremolinos, Sitges e Ibiza, as sessões, chill ou guarrichill, como muitos as conhecem, são uma realidade que está transformando o panorama da saúde sexual na comunidade LGBTI+, e casos começam a ser reportados em cidades pequenas e até em vilarejos. É hora de enfrentar de forma coordenada em nível estadual a realidade de frente e oferecer recursos gratuitos e apoio a quem luta com esta problemática. Mas também é hora de educar e promover hábitos sexuais seguros em toda a comunidade LGBT”, comenta Reyes Velayos, presidente da Cesida.
Além de focar em grandes áreas metropolitanas, a campanha também se direciona para cidades menores e vilarejos, reconhecendo a extensão do fenômeno do chemsex para além dos principais destinos turísticos. As informações e recursos da campanha estão disponíveis na página da web de Cesida, onde podem ser consultados os vídeos e encontrados serviços de apoio relacionados ao chemsex. Para mais detalhes, visite cesida.org/chemsex.
Cesida
Cesida, Coordenadora Estatal de HIV e aids, é uma das entidades mais destacadas no movimento cidadão contra as ISTs na Espanha. Fundada em 2002, atualmente tem presença em 17 Comunidades Autônomas e se posiciona como uma organização chave para tratar os assuntos relacionados à temática País. Cesida agrupa 76 entidades que representam mais de 120 organizações em todo o território espanhol.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.















