A Rede Ibero-Americana de Estudos HSH fez primeira pesquisa comunitária online há dois anos sobre saúde sexual entre HSH (homens que fazem sexo com homens) na América Latina, conhecido pela sigla em inglês LAMIS 2018 (Latin America MSM Internet Survey). O estudo, que acabou de ser divulgado, buscou levantar informações sobre o universo dos homens gays, bissexuais e outros homens (incluindo homens trans) que fazem sexo com homens.

GAY BLOG BR by SCRUFF

O objetivo do estudo foi gerar dados para contribuir com a compreensão das necessidades dos programas de prevenção ao HIV. No plano internacional, a pesquisa tornará possível comparar e ter conhecimento sobre padrões de políticas, programas, serviços e seu impacto na disseminação e controle da epidemia.

Em muitos países da América Latina, discriminação e falta de dados são fatores que influenciam a falta de políticas públicas e de saúde preparadas para atender as necessidades dos homens que fazem sexo com homens (HSH).

“Além disso, na América Latina, algumas infecções sexualmente transmissíveis se apresentam em altas taxas nessa população, como o HIV”, explicam os organizadores do LAMIS 2018. “Apesar das disparidades entre os países, desde alguns com leis discriminatórias até outros com políticas inclusivas mais estabelecidas, é necessário que se tenha dados sobre diversos aspectos de saúde dessa população para que sejam elaborados projetos e políticas que impactem positivamente a vida dessas pessoas a partir de suas próprias necessidades reportadas.”

Em um breve relatório divulgado em abril, o estudo sintetizou dados sobre prevenção combinada: 98% sabiam sobre o preservativo, 70% sobre a PreP, 73% sobre o PeP e 64% sabiam que I=I (indetectável = intransmissível).

Confira os principais dados do LAMIS 2018:

prevenção combinada
Breve relatório sobre prevenção combinada

Pesquisa conclui conhecimento de brasileiros sobre prevenção combinada

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.