GAY BLOG BR by SCRUFF

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (BA) fez um alerta, ontem (18), para os cuidados com a saúde da população trans. A campanha do Outubro Rosa da cidade faz uma convocação para que sejam realizados exames em relação à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. As informações são do site Metro1.

A Secretaria lembra que tanto homens quanto mulheres trans e travestis devem realizar a mamografia recomendada para pessoas entre 50 e 69 anos. Erick Abade, técnico de Saúde da População LGBT, explica que, mesmo os homens trans que retiraram a mama devem consultar um profissional de saúde para uma avaliação. E para prevenir o câncer do colo do útero, devem fazer o exame chamado Papanicolau.

(Foto: Reprodução)

Ainda de acordo com a Abade, as mulheres trans e travestis que fazem hormonização com estrógeno têm o risco de câncer aumentado em comparação aos homens cis, após cinco a dez anos. Dessa forma, elas também precisam passar por avaliação médica.

Unidades de atendimento

O atendimento da população LGBTQIA+ de Salvador é oferecido em qualquer unidade de saúde da rede. Deve ser procurada a unidade de referência do território onde reside – Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. Caso haja a necessidade de encaminhamento, há a possibilidade do direcionamento para as unidades especializadas.

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) está oferecendo exames preventivos, como ultrassom mamária e transvaginal, durante todo o mês de outubro. Para ter acesso aos procedimentos, deve-se comparecer a um dos 154 postos da rede municipal, com o documento de identificação com foto e cartão SUS em mãos, de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e da manhã, no ambulatório e no setor de bioimagem. 

Outras 29 unidades também estão envolvidas para intensificar a oferta de consultas, exames e orientações em combate aos cânceres de mama e do colo do útero. A lista de unidades pode ser conferida no site da Secretaria Municipal de Saúde.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

1 COMENTÁRIO