GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta quarta-feira (29), morreu April Ashley, aos 86 anos. A atriz e modelo foi pioneira na luta pelos direitos das pessoas trans no Reino Unido. As informações são do portal G1.

April Ashley em 2012, após ser condecorada pelo príncipe Charles (Foto: WPA Pool/ Getty Images)

April dedicou boa parte da sua vida a defender as pessoas trans. A notícia de sua morte gerou muitas homenagens na comunidade LGBTQIA+. O cantor Boy George, a descreveu como “força da natureza e grande sacerdotisa” da causa. Já o ativista Peter Tatchell, disse que a atriz foi “uma heroína” e “grande pioneira”.

Nascida em 1935 em Liverpool, April fazia parte de uma família da classe trabalhadora. Com o tempo, ela acabou se mudando para Londres e, depois, para Paris, onde trabalhou em espetáculos de drag queen.

A artista também é conhecida como a segunda britânica a fazer uma cirurgia de redesignação sexual. April economizou dinheiro até conseguir o suficiente para ser operada. O processo ocorreu no ano de 1960, no Marrocos.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF
April Ashley em foto de 1970 (Foto: Jones/Daily Express/Getty Images)

De volta ao Reino Unido, ela enfrentou inúmeros obstáculos para ser reconhecida como mulher. Em 1970, April quis se divorciar, e um tribunal invalidou seu casamento, alegando que sua mudança de sexo não estava reconhecida legalmente. Como forma de protesto, a atriz foi embora para os Estados Unidos e só voltou para as terras britânicas, em 2005, quando a reconheceram como mulher.

Em 2012, o príncipe Charles condecorou April, no Palácio de Buckingham, pelo seu ativismo pelos direitos trans no Reino Unido. “Eu sei, melhor do que ninguém, o quanto as pessoas podem julgar, mas o que conta é ser fiel a si mesma”, declarou ela em uma entrevista.

(Foto: Reprodução)



GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente