GAY BLOG BR by SCRUFF

O ator e fotógrafo Carmo Dalla Vecchia, 50, sempre teve muito apreço pela leitura. Essa paixão tornou-se mais intensa durante a pandemia de Covid-19 e, obrigado a adotar protocolos de isolamento social, o artista encontrou nas páginas um caminho para o otimismo em meio ao contexto negativo.

Ter o hábito de ler durante a pandemia mostra que você é uma pessoa positiva, que foca na luz e aproveitou o tempo que tinha para aprender. Conseguiu transformar o aspecto ruim da pandemia em algo bom”, disse o ator que soma mais de 20 novelas no currículo. “Os livros empoderam as pessoas, e isso não tem nada a ver com idade“, completa ele.

(Foto: Reprodução)

Carmo nasceu na cidade de Carazinho (RS) e viveu em Santa Maria (RS) até 1993, época em que já trabalhava como modelo e estava matriculado na Oficina de Atores da Globo. Dois anos depois, resolveu dedicar-se apenas à carreira de ator. Paralelamente, o artista foi tornando mais próxima a relação com os livros: “A leitura é uma experiência que se adquire no montante e não na unidade. Cada livro é uma experiência única, mas o prazer da leitura é algo que se desenvolve. A leitura faz você se tornar mais criativo e ter universos dentro de si, ter outras perspectivas, outros mundos“.

A relação com o autor João Emanuel Carneiro, 52, com quem é casado desde 2005, aproximou ainda mais Carmo da leitura. “Um grande prazer nosso é contar história de livros um para o outro. Comparamos livros dos mesmos autores e compartilhamos também. Eu tenho os meus e ele tem os dele, mas, às vezes, até misturamos, embora ambos tenham muitos livros”, revelou o ator.

O casal não é um caso isolado, pois a pandemia impactou consideravelmente o mercado editorial e impulsionou as vendas. De acordo com Arthur Dambros, co-fundador da TAG Experiências Literárias, “em 2021, as vendas de livros cresceram 29% em relação a 2020. Dados como esse revelam que o hábito da leitura está crescendo no país, o que é algo muito positivo, porque isso significa que podemos nos tornar mais críticos e bem informados no futuro e podemos desenvolver repertório para discussões relevantes para todos”.

Poc Awards 2021

Em 2021, o ator Carmo Dalla Vecchia foi o vencedor do troféu Poc Awards na categoria “Ator“. Na disputa, ele recebeu 36% do voto do público. A premiação teve 24 categorias e, ao todo, somou 392.184 votos.

Em uma publicação no Instagram, feita em fevereiro deste ano, Carmo agradeceu: “É o prêmio mais importante que eu poderia receber! É o que mais bonito poderia ter acontecido na minha vida. Ter o poder, a chance, a coragem de dizer que esse sou eu. […] Se pudesse escolheria ser gay de novo e de novo e de novo. E esse sou eu“.

(Foto: Reprodução/ Instagram)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)