GAY BLOG BR by SCRUFF

“Histórias de amor adocicadas, parecidas com a das comédias românticas, podem acontecer em todo lugar”. É a partir dessa perspectiva que o Museu da Diversidade Sexual (MDS), em parceria com o  produtor cultural e ativista social Heitor Werneck, lançam a exposição digital “Amor nas Ruas’‘ pela plataforma Google Arts and Culture a partir do dia 10 de dezembro.

Nicole e Vagner (Foto: André Giorg)

“Amor nas Ruas” retrata histórias de amor vividas por casais que vivem às margens da sociedade, como prostitutas, travestis, gays, trans e lésbicas. Em meio ao caos e a luta pela dignidade da vida nas ruas da cidade de São Paulo, a exposição dá protagonismo a esta população.

A série parte de estudos de Werneck, que atua junto a grupos LGBTQIA+ e a população em situação de vulnerabilidade. O ativista convidou Lucas Mendes e Sandra Tiemi Yokota para ouvirem e registrarem sete destas histórias que compõem um painel, a fim de retratar como estas pessoas superam suas dificuldades através do amor.

“Como eu faço ação social e vivo na rua, comecei a reparar as histórias de amor, fiz um estudo sobre o tema, mostrei ao Lucas e chamei a Sandra para viabilizarmos juntos o projeto”, conta Werneck.

Maria Eduarda e Wanderson (Foto: André Giorg)

O livro “Diário de um ladrão”, do escritor, poeta, dramaturgo e ativista francês Jean Genet, de 1949, serviu como inspiração para Werneck. Gay e filho de prostituta, na obra, Genet narra sua vida no período em que viveu pelas ruas de Paris e da Europa  em meio a miséria, traições, roubos e amores.

“Mais de sete décadas se passaram e, independentemente da época, quando se trata de amor, as histórias se repetem. Aqui, nosso protagonista é o amor de casais LGBTQI+ sem teto que vivem nas ruas de São Paulo”, dizem os produtores da exposição.

Participam do projeto os casais: Nicole e Vagner, Bruna e Carlito, Jacira Rodrigues e Edinéia Aparecida, Samara Paulo e Edivaldo dos Santos, Thiago e Mauricio, Maria Eduarda e Wanderson, Pérola e Gabriel. É possível conhecer um pouco mais sobre a história de amor desses casais aqui.

Samara Paulo e Edivaldo dos Santos (Foto: André Giorg)

Serviço

Amor nas RuasExposição virtual de fotografia, vídeo e texto
Argumento: Heitor Werneck
Direção e Produção: Heitor Werneck, Lucas Mendes e Sandra Tiemi Yokota
Plataforma: Google Arts and Culture
A partir do dia 10 de dezembro

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)